Categorias: Produto

Com turbo flex, Jeep Renegade ganha mais fôlego para se manter líder

Linha 2022 tem quatro versões e preços entre R$ 124 mil e R$ 164 mil

A Jeep lançou nesta quinta-feira, 10, a linha 2022 do Renegade, utilitário mais vendido no Brasil. Após seis anos, o modelo recebeu pequenas mudanças estéticas nos faróis, para-choques e lanternas e oferece mais recursos de segurança e conforto cde série.

Mas a grande novidade mesmo está nas aposentadorias do antiquado e gastão motor 1.8 flex e do 2.0 a diesel, substituídos por um único motor: o 1.3 turbo flex de quatro cilindros, conhecido do Compass, Commander e Fiat Toro. Sempre com este mesmo motor, batizado comercialmente de T270, o Renegade será vendido a partir de agora apenas nas versões 4×2 Sport e Longitude e nas 4×4 a “S” e Trailhawk. Os preços partem de R$ 123.990 e chegam a R$ 163.990,00.

Com o  novo motor, que desenvolve 185 cavalos com álcool,  a Jeep contorna as muitas reclamações de falta do antigo 1.8 aspirado e adequa o Renegade à nova fase do programa nacional de emissões.

LEIA MAIS

→ SUVs aceleram 26,5% e venda de hatches cai 28,2%

O novo propulsor vem acoplado ao câmbio de 6 velocidades nas versões com tração 4×2. Nas 4×4, ao de 9 marchas, que contam com seletor no painel para os modos de condução Snow, Mud e Sport. A Trailhawk — topo de gama ao lado da S, mas mais direcionada para o off road — tem ainda o modo Rock, específico para terrenos pedregosos.

Caberá a essa versão atrair o público que antes buscava o Renegade 4×4 a diesel. Segundo Everton Kurdejak, diretor de operações comerciais da marca no Brasil, não se trata de um grande desafio, já que a antiga Trailhawk representava somente 8% das vendas do modelo, que já acumula 380 mil unidades negociadas desde que chegou às revendas, no fim de 2015.

Com a “S” e a Trailhawk, agora, a Jeep projeta que a tração 4×4 esteja em pelo menos 30% ou até 40% dos Renegade vendidos no mercado interno. “Criamos uma opção ainda mais eficiente e capaz, além de democratizar o acesso ao 4×4”, diz o executivo, enfatizando que o preço de R$ 163.990,00 da nova Trailhawk  é quase R$ 20 mil menor do que da versão a diesel, cujo motor era importado.

 

Versões e preços

Sport 4×2 – R$ 123.990,00
Longitude 4×2 – R$ 138.990,00
Série S 4×4 – R$ 163.990,00
Trailhawk 4×4 – R$ 163.990,00

 

Kurdejak entende que o fato de a versão de entrada Sport custar  agora a partir R$ 123.990,00, algo como R$ 14 mil a mais do que a anterior, se justifica pelo ganho na oferta de tecnologias e equipamentos. “O Renegade subiu de patamar”, afirma.

Já a partir da Sport, na linha 2022 os faróis passam a ser em Full Led e há controle de tração, freio de estacionamento eletrônico e sistema start-stop. Na Longitude e versões superiores, as marchas podem ser trocadas por meio de borboletas, o quadro de instrumentos é digital, a central multimídia, maior, com 8,4 polegadas, e o carregamento de celular é wireless.

 

Todas as versões têm frenagem automática de emergência, monitoramento de faixa de rolagem, reconhecimento de placas e detector de fadiga, um pacote bem interessante se comparado ao dos concorrentes mais diretos. Outras diferenciações entre as 4×2 e 4×4: seis airbags na Sport e Logintude e sete nas 4×4, que ainda dispõem de sensor de ponto cego, assistente de estacionamento e faróis alto automáticos, dentre outros recursos de série.

Um primeiro lote de 4,5 mil unidades do SUV estará nas revendas no transcorrer deste mês e março. A Jeep garante  os preços de lançamento e condições comerciais — como desconto de 8% no caso de vendas diretas — para pelo menos as 11,5 mil unidades do SUV  que serão entregues nas revendas nos próximos 3 meses. Um primeiro lote de 4,5 mil chega imediatamente e até março.

A marca não revelou qual sua projeção de vendas para o modelo em 2022. Mas é certo que não pretende vê-lo em outra posição que não a de líder entre os SUVs no Brasil. No ano passado, 73,9 mil Renegade foram licenciados, 11% do segmento.

Seu concorrente mais próximo foi o também Jeep Compass, com 70,9 mil, 10,6% de participação. Considerando ainda o recém-lançado Commander, que acumulou 3,7 mil unidades,  a marca liderou fácil o segmento, 22% de participação.


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás