A Volvo acaba de colocar na sua programação de entregas 564 chassis urbanos para a Red Metropolitana de Movilidad, o sistema de transporte de ônibus de Santiago, no Chile.
O lote corresponde a 87% da nova frota Euro 6 licitada pela autoridade de transporte local, no qual reúne 472 unidades do B8R em versão convencional e outras 92 na configuração articulada.
Os veículos serão operados pelas concessionárias RedBus e Metropol em rede integrada com metro e trem na Região Metropolitana da capital. O somente o sistema de ônibus, composto por mais de dois mil veículos, atende por volta 6,2 milhões usuários de 32 municípios.
Diferentemente do habitual dos negócios do segmento na região, os ônibus serão de propriedade da Volvo Financial Services (VFS). Assim, a divisão financeira receberá valores mensais para dispor os ônibus às operadoras.
“Este modelo de operação é pioneiro no continente. Estamos preparados para avaliar este conceito também para as demais metrópoles da nossa região, sempre em parceria com a Volvo Buses”, conta Carlos Ribeiro, presidente da VFS na América do Sul.
Os contratos também estabelecem certificação permanente de manutenção, treinamento de motorista e telemetria para a gestão dos veículos e da operação.
Os chassis serão produzidos tanto na fábrica de Curitiba (PR) quanto na unidade sueca de Borås. As carrocerias serão de responsabilidade da Marcopolo, a partir de Caxias do Sul (RS), e da Caio, em Botucatu (SP).
Foto: Volvo/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024