Apartir de parceria anunciada no final de 2021, a Volvo Cars e a Northvolt optaram pela cidade de Gotemburgo, na Suécia, para sediar a nova fábrica conjunta de baterias, que vai empregar 3 mil funcionários e tem início de operações programado para 2025.
A iniciativa se soma ao centro de P&D planejado pelas duas empresas, parte de um investimento de aproximadamente 30 bilhões de SEK (US$ 3,2 bilhões). O objetivo da Volvo Cars é fortalecer mundial sua política de eletrificação, a fim de produzir e vender exclusivamente carros elétricos até 2030.
“Nossa parceria com a Northvolt é fundamental para nossas ambições estratégicas na eletrificação”, comenta Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars, destacando que a meta da empresa é tornar-se líder no segmento de elétricos premium até o final da próxima década.
As obras para a construção da fábrica de baterias, que atenderá carros Volvo e Polestar de última geração, têm início programado para o próximo ano. O potencial de capacidade anual da nova unidades industrial será de até 50 gigawatts-hora (GWh), que forneceria baterias para 500 mil carros por ano.
A localização sueca da fábrica, que será construída no bairro de Torslanda, em Gotemburgo, foi definida estrategicamente por estar em uma rota direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars.
A localidade traz outros benefícios, como acesso à infraestrutura, um forte histórico de fornecimento de energia renovável e competências relevantes de trabalho, bem como sua proximidade com as unidades de P&D da Volvo Cars e da Northvolt, que entra em operações este ano.
“Estabelecer essa fábrica em Gotemburgo é um movimento decisivo, tanto para continuar a transformar uma das regiões automotivas mais dinâmicas do mundo, quanto para se tornar o principal fornecedor global de baterias sustentáveis”, afirma Peter Carlsson, cofundador e CEO da Northvolt.
O chefe de engenharia e operações da Volvo Cars, Javier Varela, diz que a nova fábrica apoiará ambição da companhia de ter uma rede de fabricação totalmente neutra em termos climáticos. “Através de nossa parceria com a Northvolt, também nos beneficiaremos muito de uma cadeia de valor de bateria de ponta a ponta, desde matéria-prima até carro completo, garantindo uma ótima integração em nossos carros”, conclui o executivo.
O empreendimento de produção de células de bateria entre a Northvolt e a Volvo Cars será um importante player na produção europeia de células de bateria e representará uma das maiores unidades de produção de células da Europa. Volvo Cars e Northvolt nomearam o ex-executivo da Tesla, Adrian Clarke, para liderar a empresa de produção.
O centro de P&D, que entrará em operação em 2022, criará algumas centenas de empregos em Gotemburgo e posiciona a Volvo Cars como uma das poucas marcas automotivas a tornar o desenvolvimento e a produção de células de bateria parte de suas capacidades de engenharia de ponta a ponta.
A parceria entre a Volvo Cars e a Northvolt se concentrará no desenvolvimento de baterias sob medida e conceitos de integração de veículos que dão aos motoristas Volvo e Polestar o que eles querem, como mais autonomia ao veículo e carregamento rápido.
Estabelecer uma integração vertical profunda do desenvolvimento e produção de baterias é importante para a Volvo Cars e a Polestar, uma vez que a bateria representa o maior componente de custo individual em um carro elétrico, bem como uma grande parte da pegada de carbono.
Sobre a Northvolt
A Northvolt é uma fornecedora europeia de células e sistemas de baterias sustentáveis e de alta qualidade. Fundada em 2016 para permitir a transição europeia para um futuro descarbonizado, a empresa fez progressos rápidos em sua missão de entregar a bateria de íons de lítio mais verde do mundo com uma pegada mínima de CO2 e cresceu para 2.500 pessoas de mais de 100 nacionalidades diferentes.