A fábrica da BMW em Araquari (SC) encaminhou mais uma contribuição em suas metas de neutralidade carbono nas operações com o aumento do uso de energia solar. Parte do telhado da unidade ganhou mais 520 painéis fotovoltaicos, totalizando 1.082. Agora, são 2.543 m² de placas com capacidade para gerar 600 MWh.
Com o auxílio da energia solar, a fábrica deve deixar de emitir em torno de 157,2 toneladas de CO2 por ano. Dentro das metas do Grupo, a operação brasileira em Santa Catarina já conseguiu reduzir em 80% a emissão de carbono na produção de veículos, compromisso da agenda previsto para 2030.
A empresa segue com o esforço de diminuir em 20% o CO2 por veículo na cadeia produtiva, além de 50% no uso do automóvel. Assim, a expansão de instalação de painéis fotovoltaicos na unidade não está descartada, inciativa que começou em 2020.
“Esperamos agora seguir com a ampliação da instalação de novas células fotovoltaicas e ampliar o uso de energias renováveis”, adianta Otávio Rodacoswiski, diretor-geral da fábrica do BMW Group em Araquari.
De acordo com a empresa, desde o início das atividades em Araquari, em 2016, as iniciativas com foco na sustentabilidade já proporcionaram redução de 33% no consumo de energia, de 41% no de água e de 87% no descarte de resíduos.
LEIA MAIS
→BMW “passeia” no mercado de automóveis premium
→BMW fecha contrato com fornecedores de chips
→Com aporte de R$ 500 mi, BMW produzirá novos X3 e X4 e outro modelo em Araquari
Foto: BMW/Divulgação