AFord amplia sua oferta de picapes com o lançamento da Maverick no País, modelo global da marca no qual a fabricante diz ter aliado robustez de veículo de trabalho, conforto de SUV e dirigibilidade de sedã. Em versão única, a Lariat FX4, desembarca por aqui com preço sugerido de R$ 239.990.
A novidade chega para disputar espaço entre as picapes chamadas intermediárias, o que significa, basicamente, se apresentar como opção à líder Fiat Toro. Nem tanto pleno preço – a versão mais cara da Toro, com motor diesel e tração 4×4, é encontrada por volta de R$ 210.000 – mas por características próprias do projeto e generoso pacote de equipamentos.
Para a Ford, a Maverick tem vocação urbana e esportiva, mas sem comprometer – ou ao menos nem tanto – as habilidades off-road e a robustez de picape. O acesso ao veículo mais próximo ao chão, de 218 milímetros, confirma a proposta, bem como o conjunto mecânico reforça.
O modelo traz motor turbo EcoBoost 2.0 a gasolina de 253 cv e torque de 38,7 kgfm associado a uma caixa de transmissão automática de 8 velocidades, o mesmo conjunto presente no utilitário esportivo Bronco. Segundo a montadora, a picape precisa de 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Atributos para o fora de estrada ficam por conta da tração integral e dos pneus do tipo todo-terreno calçados em rodas de 17 polegadas.
“A Maverick é um veículo inovador, que chega para atender um espaço em branco no mercado. Ou seja, o número crescente de consumidores que estão descobrindo a versatilidade e as vantagens de ter uma picape para uso pessoal, mas desejam também o conforto de um SUV e a dirigibilidade de um sedã premium”, resume Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.
No pacote de conveniências e recursos de segurança, o consumidor talvez não sinta falta de nada do que possa encontrar modelos na mesma faixa de preço. Além do sistema de conectividade FordPass Conect, a picape tem faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, central multimídia com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, dentre outros equipamentos.
Para a picape ainda, a marca oferece linha de acessórios, composta por capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de paralama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira.
A Maverick irá rivalizar em um balaio que a Fenabrave classifica como picapes grandes. No ano passado, as vendas da categoria acumularam 220,3 mil unidades, em alta de 30,7% sobre o exercício de 2020. A Fiat Toro foi a líder, com 32% dos emplacamentos.
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Fotos: Ford/Divulgação