O mercado de automóveis e comerciais leves novos continua fraco. Na primeira quinzena de fevereiro, foram negociadas apenas 66,5 mil unidades, resultado somente um pouco melhor do que o registrado em igual período de janeiro — o pior dos últimos 14 anos —, quando 61 mil veículos chegaram às ruas.
A média diária de vendas em fevereiro foi sofrível: 6.048 licenciamentos , queda expressiva de 19,3% em relação à primeira quinzena de fevereiro de 2021.
A Fiat vem se consolidando mais uma vez na liderança, mantendo distância gigantesca para as concorrentes mais diretas. A marca italiana fechou a quinzena com 17,4 mil unidades, que representam 26,2% de participação, quase o dobro da segunda colocada, a GM, que ficou com 14,7% e 9,8 mil emplacamentos.
O modelo mais vendido no período foi o Chevrolet Onix, embora a Fiat tenha colocado três veículos entre os quatro mais vendidos: Strada em segundo, Argo em terceiro e Mobi em quarto lugar. O Hyundai HB20 ficou na quinta posição.
A Volkswagen, tradicionalmente uma das três primeiras no ranking das vendas internas, despencou para o quinto lugar na quinzena, com apenas 6, 2 mil veículos e fatia de 9,6%. Foi ultrapassada pela Toyota, que assumiu a terceira posição ao vender 7,5 mil unidades e conquistar 11,3% do mercado, e também pela Hyundai (6,4 mil veículos).
As marcas mais vendidas na quinzena:
Marca | Unidades | % | |
1 | Fiat | 17.429 | 26,2% |
2 | GM | 9.779 | 14,7% |
3 | Toyota | 7.517 | 11,3% |
4 | Hyundai | 6.386 | 9,6% |
5 | Volkswagen | 6.253 | 9,4% |
6 | Jeep | 4.590 | 6,9% |
7 | Renault | 3.592 | 5,4% |
8 | Caoa Chery | 1.842 | 2,7% |
9 | Honda | 1.729 | 2,6% |
10 | Nissan | 1.522 | 2,3% |
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