Empresa

Volvo lidera mercado de caminhões elétricos na Europa

Fabricante respondeu por 42% das entregas do segmento acima de 16 toneladas no ano passado

Dados de mercado apurados pela empresa de consultoria IHS Markit aponta que a Volvo Truck liderou as vendas de caminhões pesados elétricos na Europa. No ano passado, o transportador europeu absorveu 346 unidades do segmento acima de 16 toneladas, das quais 145 foram entregues pela Volvo, participação de 42%.

Ainda que em volume baixo, a demanda por caminhões elétricos é crescente. O volume vendido em 2021 representou alta de 193% em relação a 2020. Somente a Volvo recebeu no ano passado encomendas de ao menos 1,1 mil unidades para mais de 20 países.

“Estamos determinados a impulsionar a revolução dos caminhões elétricos e nossa posição de liderança de mercado na Europa é a prova de que estamos fazendo exatamente isso. Mesmo que os volumes ainda sejam baixos, vemos o interesse crescendo rapidamente, tanto na Europa e América do Norte quanto em outras partes do mundo”, resume Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo começou a produzir caminhões elétricos em 2019, com o FL Electric e, em breve, chegarão às linhas de montagem as versões elétricas das gamas FH, FM e FMX. A empresa também oferece aos mercados da América do Norte o pesado VNR Electric. A fabricante encaminha meta de contabilizar 50% de suas vendas sejam de elétricos até 2030.

“Com a oferta de toda nossa linha em versões elétricas será possível atender à demanda de praticamente metade dos transportes rodoviários pesados na Europa. Essa proporção crescerá ainda mais à medida em que aumenta a autonomia dos caminhões elétricos e a infraestrutura de recarga esteja mais desenvolvida”, finaliza Roger Alm.

 

Mercado Vendas totais de caminhões elétricos na Europa (2021)*
Suíça 77
Noruega 56
Suécia 47
Países Baixos 42
Alemanha 37
França 25
Dinamarca 21
Espanha 11
Itália 9
Hungria 7
Polônia 4
Bélgica 3
Rep. Tcheca 2
Finlândia 2
Irlanda 2
Áustria 1
Total 346

*Fonte IHS Markit; Modelos acima de 16 toneladas; exclui Reino Unido.


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Solução seria programa de reciclagem e inspeção veicular; Jeep faz 10 anos com série especial…

% dias atrás

Vendas de pesados a gás disparam no 1º quadrimestre

Ainda que em volume baixo, os emplacamentos anotaram crescimento acima de 540%

% dias atrás

Os veículos que mais dependem das vendas diretas

Enquanto 92% dos licenciamentos do Fiat Mobi se devem à modalidade, somente 12% dos Honda…

% dias atrás

Produção de motos cresce 11,9% e varejo no quadrimestre é o melhor da história

Foram fabricadas 172 mil unidades em abril e  673.125 no acumulado do ano

% dias atrás

Avenger: oficialmente o próximo Jeep nacional.

Stellantis confirma produção do SUV em 2026 e assegura que Renegade seguirá em linha

% dias atrás

Toyota propõe cooperação para uso da tecnologia híbrida-flex na Colômbia

Montadora participou da V Conferência Internacional de Biocombustíveis em Santa Marta

% dias atrás