Empresa

Scania faz entrega dos primeiros caminhões a gás liquefeito do País

Projeto com a Morada Logística encaminha aplicação rodoviárias de longas distâncias com o uso do combustível

A Scania e a Morada Logistica, de Americana (SP), iniciam projeto que deverá estabelecer marco histórico no setor de transporte de carga ao colocar em operação os primeiros caminhões R 410 6×2 movidos a gás natural liquefeito (GNL) do País.

A empresa adquiriu cinco veículos com a solução. As entregas estão previstas para ao longo de 2022, mas ao menos uma unidade começa a operar ainda este mês em rota no interior de São Paulo.

“É um projeto de longo prazo que será desenvolvido com a operação de clientes e suporte da Scania”, conta André Leopoldo e Silva, diretor da Morada Logística, empresa que também foi a parceira da fabricante com a as primeiras demonstrações de caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC) em 2019, hoje, com uma frota de 25 modelos do tipo.

Segundo avalia Silvio Munhoz, diretor de vendas da Scania, a alternativa GNL não só aumenta o escopo da oferta da fabricante, mas também encaminha a viabilidade do uso do combustível para operações rodoviárias de longas distâncias. “Enquanto o caminhão a gás comprimido tem uma autonomia entre 400 e 500 quilômetros, o gás liquefeito permite rodar até 1.200 quilômetros.”

Para as atividades, a Morada ainda irá definir rotas, mas já tem um dos desafios superado com ponto de abastecimento próprio instalado internamente. “É necessário para viabilizar os testes, mesmo porque a economia está no combustível, quanto mais o caminhão rodar, mais viável ele fica. Mas também investir em veículos menos poluentes está entre as nossas apostas de negócio”, resume o diretor da empresa logística.

Com os cinco caminhões, a Scania reforça o compromisso com a busca por um transporte mais sustentável. Desde que começou a oferta de caminhões movidos a gás, há três anos, a fabricante conta mais 600 unidades vendidas. “A metade já está em operação, o restante seguirá com entregas em 2022”, conta Munhoz.

Se ponderar o volume já negociado nas entregas totais efetivas da marca no ano passado, de 15,6 mil unidades, conforme dados da Anfavea, os caminhões a gás representariam quase 4% das vendas da fabricante.

LEIA MAIS

→Scania e Grupo JCA irão testar ônibus rodoviário a gás

→Reiter Log negocia 124 caminhões Scania a gás

→Comgás e Scania definem ações para fortalecer uso do gás no transporte


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás