A Cummins está desenvolvendo plataforma de motores unificada que permitirá a utilização de diferentes tipos de combustíveis de baixo carbono. A solução pioneira contempla o compartilhamento de blocos de motores e componentes principais numa mesma arquitetura. Estes conceitos serão aplicado nos motores das séries B, L e X , que estarão disponíveis para diesel, gás natural e hidrogênio.
A plataforma de motores independentes de combustível possibilitará diferentes versões derivadas de um projeto único, naturalmente todas com alto grau de componentes comuns ou assemelhados. Sob a junta do cabeçote de cada motor haverá componentes muito parecidos e acima dele componentes diferentes, adequados para cada tipo de combustível.
A uniformização das peças, enfatiza a Cummins, beneficiará tanto as montadoras de caminhões quanto os usuários finais. “Será mais fácil para os fabricantes integrarem uma variedade de tipos de combustível no mesmo chassi do caminhão, assim como reduzir custos com treinamento e equipamentos nos locais de serviço.”
“Não importa o tipo de trabalho que uma frota faça, teremos um motor movido a combustíveis com baixo teor de carbono com desempenho semelhante ao do diesel para fazer o trabalho”, assegura Jonathon White, vice-presidente de Engenharia de Negócios de Motores.
“As emissões de carbono que colocamos na atmosfera hoje terão um impacto duradouro. Ter uma variedade de opções de baixo teor de carbono é especialmente importante. Não existe uma solução única ou que funcione para todos os tipos de aplicações ou todos os usuários finais”, diz Srikanth Padmanabhan, presidente da Cummins Engine Business.
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