Empresa

Stellantis quer brigar pela liderança mundial em elétricos

Montadora objetiva vender anualmente 5 milhões de veículos a bateria até 2030

A Stellantis acaba de fechar seu primeiro ano de existência com resultados financeiros muito comemorados, mas já trata de anunciar que quer bem mais para o transcorrer dos próximos anos. Na última terça-feira, 1, coube ao CEO Carlos Tavares antecipar os principais pontos e objetivos do “Dare Faward 2030”, plano estratégico que, dentre outros movimentos, pretende colocar a  montadora na briga pela liderança global de veículos eletrificados.

Em seu pronunciamento, o executivo também arriscou ao afirmar: “A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030”.

Para alcançar esses objetivos, o grupo, que detém 14 marcas de automóveis, projeta que os veículos elétricos a bateria, conhecidos como BEVs, respondam por 100% de suas vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos até o fim desta década. “Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de 5 milhões de veículos BEVs até 2030”, revelou Tavares

 

Dois deles foram antecipados pelo executivo durante a apresentação:  o primeiro Jeep totalmente elétrico e uma nova picape RAM, a 1500 BEV, que será lançada em 2024. O futuro Jeep chegará antes, em 2023, e será menor do que o atual Renegade.

“Até 2024, vamos nos concentrar na eletrificação da oferta das nossas marcas de luxo. A partir daí, avançaremos para ter opções elétricas em todos os segmentos de cada uma das marcas”, esclareceu o CEO, que vê nas celulas de combustível a hidrogênio a melhor propulsão para seus veículos comerciais. Tanto que,  já a partir de 2024 na Europa e no ano seguinte nos Estados Unidos, serão apresentadas grandes vans com a tecnologia e na sequencia para outros produtos do segmento.

Do ponto de vista financeiro, a Stellantis tem como premissa manter ao longo desta década a margem operacional de dois dígitos, já alcançada em  seu primeiro ano, dobrar seu faturamento para € 300 bilhões até 2030 — chegou a US$ 152 bilhões em 2021.

LEIA MAIS

→ Stellantis lucra € 13,4 bilhões em 2021, seu primeiro ano


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás