AFiat Strada segue firme na liderança do mercado brasileiro, com 7.315 emplacamento em fevereiro e 14.031 no primeiro bimestre do ano. O Chevrolet Onix, líder até 2020, conoquistou o segundo lugar no mês passado, com 6.541 licenciamentos, mas no acumulado de 2022 ocupa a terceira posição, atrás do Hyundai HB20, que totaliza 11.796 unidades vendidas.
Em fevereiro, a Stellantis emplaçou quatro modelos no top 10, sendo um da Jeep e três da Fiat. O Compass é o quinto colocado, com 4,5 mil unidades, enquanto o Argo é o sétimo (4.321 emplacamentos) e o Mobi o décimo (4.162). Também no bimestre são quatro veículos da Stellantis, só que dois Fiat – Strada em primeiro e Argo em décimo (6.997) – e dois Jeep – Compass em quarto (9.409) e Renegade em nono (7.228).
Completam o rankink do bimestre, entre quinto e o oitavo colocados, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Onix Plus e Renault Kwid. A Stellantis, que além de Fiat e Jeep também representa Peugeot, Citroën e Ram, fechou os dois primeiros meses do ano com participação de 33,9%.
LEIA MAIS
→Mercado tem o pior fevereiro em 17 anos
As vendas de automóveis e comerciais leves no bimestre totalizaram 237.944 unidades, com expressiva queda de 26% sobre o mesmo período do ano passado, quando o total de licenciamentos atingiu 322.135 unidades. No comparativo com os primeiros dois meses de 2020, antes, portanto, da pandemia da Covid-19, o recuo chega a 37%. Há dois anos, foram 376,6 mil veículos leves licenciados entre janeiro e fevereiro.
Vale lembrar que o ano passado foi marcado pela falta de semicondutores, o que levou a paralisações parciais ou totais da maioria das fábricas brasileira. A General Motors foi a mais atingida, com quase 5 meses de suspensão da produção em Gravataí, RS, onde é produzida a linha Onix.
A expectativa é de que o problema de desabastecimento seja reduzido este ano, mas as paradas particias se mantém no setor. A GM já anunciou férias coletivas por um mês a partir do próximo dia 20, aelgando ser uma parada técnica pela necessidade de atualizações na linha de produção. A Caoa Chery também vai parar a partir desse mesmo dia, por um mês e meio, no caso admitindo problemas com falta de componentes.
Foto: Divulgação/Fiat
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024