Indústria

Mercedes-Benz e Scania interrompem exportações para a Rússia

Alinhadas com as matrizes, operações a partir de São Bernardo do Campo deixam de embarcar motores, caminhões e peças de reposição

Afinadas com as decisões das matrizes na Europa, as operações da Mercedes-Benz e Scania na América Latina também suspenderam as exportações para a Rússia a partir de suas fábricas em São Bernardo do Campo (SP).

A decisão tomada desde a semana passada, interrompe os embarques de motores Mercedes-Benz e o envio de caminhões e peças de reposição da Scania.

Desde o início do conflito, com a invasão na Ucrânia pela Rússia, os comandos centrais das montadoras acompanharam os posicionamentos de seus países de origem, contestando a Rússia com sanções. E, por aqui, não foi diferente.

“Como grupo Daimler Truck, já suspendemos mundialmente todas as nossas atividades comerciais na Rússia. Defendemos claramente a cooperação global pacífica e rejeitamos categoricamente qualquer forma de força militar”, diz em nota a empresa.

“No caso da Mercedes-Benz do Brasil, fabricante de caminhões e ônibus, nós deixamos de produzir motores para veículos pesados que eram exportados para Rússia, seguindo as diretrizes da Daimler Truck.”

Em outro comunicado, a subsidiária da Scania para a América Latina, diz que “os valores da Scania referentes à democracia, livre comércio, direitos humanos e respeito pelo indivíduo orientam todas as decisões da empresa”.

Ainda de acordo com a nota, a empresa destaca que a fabricante monitora continuamente os recentes acontecimentos e “desde a semana passada decidiu interromper as entregas de caminhões e peças de reposição para a Rússia”.

“Seguimos priorizando a segurança de nossos colaboradores e temos mantido um diálogo estreito com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros para auxiliá-los no que for possível neste momento tão difícil para a humanidade”, finaliza a Scania.

LEIA MAIS

→Guerra interrompe produção e suspende negócios


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás