SUV utilizará a plataforma global CMF-CD e motores híbridos
Cercado de muita expectativa por se tratar de produto e segmento-chave para a marca na Europa, a Renault apresentou oficialmente nesta terça-feira, 8, o Austral. O SUV médio mistura desenho cativante, conectividade e muita tecnologia, além, naturalmente, de ampliar a eletrificação da linha Renault em seu maior mercado global.
O sucessor do também europeu Kadjar, entretanto, ainda demorará alguns meses para ser visto nas ruas. A Renault tem programado o início de sua produção somente para o último trimestre deste ano. Mas, de antemão, já atribui ao modelo a missão nada modesta de compor os esforços da marca para “reconquistar o segmento C, que forma o núcleo do mercado automotivo global” e que foram deflagrados com os lançamentos do Arkana e mais recentemente do All-New Megane E-TECH Electric
Para isso, o SUV será oferecido com armas importantes, sobre tudo tecnológicas, seja para a condução assistida, conforto ou para atender o plano de descarbonização das operações e produtos do grupo. O modelo vai inaugurar ainda a estratégia da Renault de colocar em evidencia novamente a marca Alpine também por meio de versões “esportivadas” de outros modelos do grupo e não somente por produtos próprios ou pela equipe de F-1.
O Austral estreia na Renault a plataforma CMF-CD desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Terá versão com sistema 4CONTROL Advanced, que gira levemente as rodas traseiras em até 5 graus, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″ e outra para o multimídia vertical de 12″ e, a depender da versão, Head Up Display de 9,3″ projetado no pára-brisas, acabamento interno em madeira real, couro, alcântara, tecidos acolchoados, além de iluminação personalizável.
A Renault confirmou três opções de motorização. A E-TECH ‘full hybrid’, que combina com um motor a gasolina turbo de 3 cilindros de 1,2 litro a um elétrico e que desenvolve até 200 cv, a Mild Hybrid Advanced, com o mesmo 1,2 litro mas com sistema elétrico auxiliar de 48 V, e a Mild Hybrid, com motor a gasolina de 1,3 litro turbo já conhecido apoiado por motor de arranque de 12V. Todos com sistema de frenagem regenerativa.
O novo Renault tem nada menos do que 32 sistemas de auxílio para condução, estacionamento e segurança, dentre eles controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sistema de centralização em faixa de rolagem, sistema de alerta de ponto cego, alterta de tráfego trasiro, visão 360 graus por câmeras, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência.
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Foto: Divulgação
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