A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveita a Expoagro, feira de negócios na Argentina, para anunciar ao mercado transportador do país vizinho a chegada do VW Meteor no segundo semestre. A iniciativa segue plano de exportação do modelo, conforme já revelado pela montadora na ocasião de lançamento da linha no Brasil, em setembro de 2020.
A versão escolhida para estrear por lá – e apresentado no evento – é o 28.460 6×2, opção de entrada da linha com peso bruto total combinado de 56 toneladas e motor MAN de 13 litros que gera 460 cv e torque de 234,5 kgfm de 950 a 1.400 rpm.
“Historicamente a Argentina é nosso maior mercado de exportação, com grande potencial para os caminhões e ônibus Volkswagen”, conta em nota Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO. “É a primeira vez que levamos o Meteor para apresentação no exterior e a escolha pela Argentina ratifica nossa decisão de continuar investindo no desenvolvimento do mercado do país.”
A linha Meteor é resultado de investimento de R$ 1 bilhão, aplicado no desenvolvimento do produto e na preparação da fábrica em Resende (RJ), onde tem área dedicada para a sua produção. A família surgiu para colocar a VWCO na disputa dos chamados caminhões extrapesados, nicho no qual a fabricante mantinha tímida presença com os MAN TGX.
Depois de um ano e meio desde o lançamento, os Meteor já promovem visibilidade e resultados nas vendas da marca, com presença no ranking de emplacamentos dos dez caminhões pesados mais vendidos, lista antes dominada por Mercedes-Benz, Scania e Volvo.
No acumulado do primeiro bimestre, a linha proporcionou à VWCO participação de 7,6% na categoria, com 587 licenciamentos. No ano passado, em especial o 29.520, respondeu sozinho por 3% das vendas de pesados, com 1,9 mil unidades entregues.
LEIA MAIS
→VWCO investe R$ 1 bilhão no projeto dos caminhões Meteor
→VWCO lança linha de caminhões extrapesados Meteor
Foto: VWCO/Divulgação