Incluindo motos e caminhões, queda nas transações foi menor: 11%.
As vendas financiadas de veículos novos e usados em fevereiro chegaram a 407 mil unidades, segundo levantamento da B3. O resultado inclui automóveis, comerciais leves e pesados, além de motocicletas. Representa também declínio de 11% diante do total de 458 mil financiamentos concretizados em igual mês do ano passado. Na comparação com janeiro, leve crescimento de 2%.
No acumulado do primeiro bimestre, as vendas financiadas de veículos somaram 806 mil unidades, queda de 11,2% em relação ao ano de 2021, o que equivale a 102 mil unidades financiadas a menos.
Maior segmento do mercado interno de veículos, os negócios financiados de automóveis e comerciais leves recuaram 19,4%, com 75 mil unidades a menos do que em fevereiro do ano passado. O financiamento de novos teve queda de 37,6%, enquanto os usados registraram redução de 14,6%.
As transações de motocicletas foram as que mais aumentaram no período: as 72 mil unidades financiadas equivaleram a avanço de 53,6% sobre fevereiro de 2021. Destaque para os negócios com modelos novos, que cresceram 80%, enquanto as motos usadas tiveram aumento de 17,6%. As vendas a crédito de veículos pesados novos tiveram leve queda de 2% e as de usados avançaram 5,3%.
“Nos últimos meses, tivemos altas consecutivas nos números de financiamentos de motos. Já as vendas a crédito de autos leves seguem em declínio, principalmente devido ao impacto causado pela queda na produção, que ainda afeta a disponibilidade de veículos novos para venda, mas também pelo aumento do preço dos veículos usados”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
LEIA MAIS
→ Mercado tem o pior fevereiro em 17 anos
Foto: Pixabay
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.