Incluindo motos e caminhões, queda nas transações foi menor: 11%.
As vendas financiadas de veículos novos e usados em fevereiro chegaram a 407 mil unidades, segundo levantamento da B3. O resultado inclui automóveis, comerciais leves e pesados, além de motocicletas. Representa também declínio de 11% diante do total de 458 mil financiamentos concretizados em igual mês do ano passado. Na comparação com janeiro, leve crescimento de 2%.
No acumulado do primeiro bimestre, as vendas financiadas de veículos somaram 806 mil unidades, queda de 11,2% em relação ao ano de 2021, o que equivale a 102 mil unidades financiadas a menos.
Maior segmento do mercado interno de veículos, os negócios financiados de automóveis e comerciais leves recuaram 19,4%, com 75 mil unidades a menos do que em fevereiro do ano passado. O financiamento de novos teve queda de 37,6%, enquanto os usados registraram redução de 14,6%.
As transações de motocicletas foram as que mais aumentaram no período: as 72 mil unidades financiadas equivaleram a avanço de 53,6% sobre fevereiro de 2021. Destaque para os negócios com modelos novos, que cresceram 80%, enquanto as motos usadas tiveram aumento de 17,6%. As vendas a crédito de veículos pesados novos tiveram leve queda de 2% e as de usados avançaram 5,3%.
“Nos últimos meses, tivemos altas consecutivas nos números de financiamentos de motos. Já as vendas a crédito de autos leves seguem em declínio, principalmente devido ao impacto causado pela queda na produção, que ainda afeta a disponibilidade de veículos novos para venda, mas também pelo aumento do preço dos veículos usados”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.
LEIA MAIS
→ Mercado tem o pior fevereiro em 17 anos
Foto: Pixabay
Veículo pode utilizar só disel ou biodisel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…