Depois da sazonalidade de janeiro, ritmo das linhas de montagem avançou 102%
No mês passado, o parque industrial de veículos da Argentina produziu 37,6 mil automóveis e comerciais leves, volume 101,9% superior ao registrado em janeiro.
De acordo com relatório da Adefa, associação dos fabricantes no país, o resultado se deve a período sazonal de janeiro, marcado por férias e manutenção nas linhas. A comparação com fevereiro de 2021, quando apurou 21,8 mil unidades produzidas, expressou alta foi 72,7%.
Com o desempenho parcial de fevereiro, saíram das linhas de montagem da indústria argentina nos dois primeiros meses do ano 56,3 mil modelos, alta de 22,1% sobre o volume produzido um ano antes, de 46,1 mil unidades.
“É um início de ano positivo, embora ainda persistam problemas de fornecimento de microprocessadores e limitações logísticas globais”, disse Martín Galdeano, presidente da Adefa, que espera aprovação de projetos de lei em tramitação no Congresso de promoção de investimento e de mobilidade sustentável.
“Serão instrumentos que proporcionarão um marco regulatório adequado, gerando condições necessárias para acompanhar a transformação de nossa indústria e gerar oportunidades de novos investimentos, produção, exportação e emprego”, completou o dirigente.
Com o aquecimento no ritmo do chão das fábricas, também as exportações retomaram de maneira significativa. Em fevereiro, os embarques somaram 20 mil unidades, volume 115,4% maior em relação a janeiro, bem como 33% superior na comparação com o mesmo mês do ano passado.
No primeiro bimestre, a indústria argentina embarcou 29,3 mil automóveis e comerciais leves, avanço de 8,7% sobre as 26,9 mil unidades exportadas nos dois primeiros meses de 2021. Do total, perto de 17 mil veículos (57,8%) se destinaram ao Brasil.
As vendas no atacado também cresceram de janeiro para fevereiro de 20,1 mil unidades para 25,4 mil, um aumento de 26,2%. Na comparação com o mesmo mês de 2021, no entanto, o volume de veículos faturados para rede recuo 4,7%. Com isso, o acumulado do primeiro bimestre se manteve em baixa de 15,6% com 45,5 mil unidades entregues às concessionárias do país.
LEIA MAIS
Produção de veículos na Argentina recua 23% em janeiro
Foto: Nissan/Divulgação
Novo local reúne estrutura e capacidade para certificar profissionais alinhados com os padrões globais de…
A francesa, por meio da Ampere, vai produzir carro derivado doTwingo para a japonesa, além…
Hatch de entrada registrou queda nas vendas de 23% no primeiro bimestre
Conversível compacto tem motor 2.0 com tecnologia TwinPower Turbo de 204 cv
Montadora informa que produção foi acelerada nos últimos meses para garantir abastecimento da rede
Sistema da Huawei de 1,5 MW pode carregar caminhões em menos de 30 minutos