Indústria

Indústria de veículos argentina dobra produção em fevereiro

Depois da sazonalidade de janeiro, ritmo das linhas de montagem avançou 102%

No mês passado, o parque industrial de veículos da Argentina produziu 37,6 mil automóveis e comerciais leves, volume 101,9% superior ao registrado em janeiro.

De acordo com relatório da Adefa, associação dos fabricantes no país, o resultado se deve a período sazonal de janeiro, marcado por férias e manutenção nas linhas. A comparação com fevereiro de 2021, quando apurou 21,8 mil unidades produzidas, expressou alta foi 72,7%.

Com o desempenho parcial de fevereiro, saíram das linhas de montagem da indústria argentina nos dois primeiros meses do ano 56,3 mil modelos, alta de 22,1% sobre o volume produzido um ano antes, de 46,1 mil unidades.

“É um início de ano positivo, embora ainda persistam problemas de fornecimento de microprocessadores e limitações logísticas globais”, disse Martín Galdeano, presidente da Adefa, que espera aprovação de projetos de lei em tramitação no Congresso de promoção de investimento e de mobilidade sustentável.

“Serão instrumentos que proporcionarão um marco regulatório adequado, gerando condições necessárias para acompanhar a transformação de nossa indústria e gerar oportunidades de novos investimentos, produção, exportação e emprego”, completou o dirigente.

Com o aquecimento no ritmo do chão das fábricas, também as exportações retomaram de maneira significativa. Em fevereiro, os embarques somaram 20 mil unidades, volume 115,4% maior em relação a janeiro, bem como 33% superior na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No primeiro bimestre, a indústria argentina embarcou 29,3 mil automóveis e comerciais leves, avanço de 8,7% sobre as 26,9 mil unidades exportadas nos dois primeiros meses de 2021. Do total, perto de 17 mil veículos (57,8%) se destinaram ao Brasil.

As vendas no atacado também cresceram de janeiro para fevereiro de 20,1 mil unidades para 25,4 mil, um aumento de 26,2%. Na comparação com o mesmo mês de 2021, no entanto, o volume de veículos faturados para rede recuo 4,7%. Com isso, o acumulado do primeiro bimestre se manteve em baixa de 15,6% com 45,5 mil unidades entregues às concessionárias do país.

LEIA MAIS

Produção de veículos na Argentina recua 23% em janeiro


Foto: Nissan/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás