Indústria

Novos passos na parceria VW e Ford rumo à eletrificação

Fabricante estadunidense terá outro modelo baseado na plataforma elétrica MEB para o mercado europeu

A parceria da Ford e Volkswagen em prol da mobilidade elétrica está sendo intensificada a partir da decisão da fabricante estadunidense de produzir mais um modelo elétrico para o mercado europeu baseado na plataforma MEB (Modular Electric Toolkit).

O projeto, assim como a intenção da Ford de dobrar seu volume planejado para a MEB num período de seis anos, foi definido em acordo assinado entre as partes neste início de semana. Originalmente, a empresa havia planejado fazer apenas um modelo, com volume total em torno de 600 mil unidades. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o segundo veículo a utilizar a plafaforma elétrica.

“Lucratividade e velocidade são cruciais neste momento para garantir o sucesso da mobilidade elétrica na Europa. Estamos trabalhando nesses dois objetivos juntamente com a Ford”, diz Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components.

LEIA MAIS

VW apresenta o ID. Buzz, a Kombi revisitada em versão elétrica

Segundo o executivo, o atual acordo vai acelerar ainda mais a eletrificação das duas empresas. “Ele também é uma prova dos pontos fortes da MEB, que oferece um pacote único de alta tecnologia, custos competitivos e velocidade na implantação de projetos. Por isso, a plataforma elétrica é a solução ideal para empresas que desejam acelerar sua eletrificação”.

O primeiro modelo da Ford que utilizará a MEB será um crossover elétrico a ser produzido no Centro de Eletrificação da Ford em Colônia, na Alemanha, a partir de 2023.

O presidente da montadora na Europa, Stuart Rowley, destaca que a aliança estratégica com a Volkswagen é um importante elemento do empenho da empresa em oferecer uma linha de veículos totalmente elétricos exclusivos da marca e projetados para atender às necessidades de mobilidade numa Europa moderna, que está liderando a luta contra as mudanças climáticas.

A ampliação da colaboração com a Ford é vista pela Volkswagen como um passo a mais no sentido de tornar-se uma fornecedora de plataformas para veículos elétricos, como um pilar adicional ao seu negócio central. A fabricante informa que a MEB já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas diferentes.

“Utilizada para produzir aproximadamente 300 mil unidades em 2021, ela é uma das plataformas elétricas líderes em todo o mundo”, informa comunicado distribuído pelaVolkswagen nesta segunda-feira, 14.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás