Empresa

Cummins avança em tecnologias de hidrogênio

Somente com eletrolisadores para a produção do combustível, a empresa estima obter receita de US$ 400 milhões até 2025

A Cummins dá passos largos em sua estratégia de liderar soluções baseadas em tecnologias de hidrogênio por meio de desenvolvimento de extenso portfólio. No contexto, além das células de combustível, a empresa enxerga os eletrolisadores, os dispositivos para produção do hidrogênio, parte importante não só no negócio da companhia, mas também como impulsionadores para alcançar a neutralidade em carbono.

A confiança da empresa se sustenta no processo mais sustentável que permite a eletrólise da água na produção de hidrogênio a partir de fonte de energia limpa, como solar, eólica ou hidroelétrica, em substituição ao gás natural, como hoje quase a totalidade de 70 milhões de toneladas de hidrogênio são produzidas.

A Cummins já conta a fornecimento de eletrolisadores para 50 postos de abastecimento de hidrogênio em todo o mundo. Além de produzir em série o dispositivo, a companhia prepara um dispositivo de 20 megawatts para Béncancour, no Canadá, que será o maior do mundo quando entregue.

“As projeções da empresa mostram que apenas o negócio de eletrolisadores da Cummins terá receitas anuais de aproximadamente US$ 400 milhões até 2025, com a demanda impulsionada pela transição do hidrogênio cinza para o verde”, estima Tom Linebarger, presidente e CEO da Cummins.

A expectativa é de que o preço dos eletrolisadores diminua e, assim, como efeito dominó, promover disponibilidade de hidrogênio verde a custos menores e impulsionar as células de combustível no transporte, máquinas e geração de energia.

“A Cummins é única porque nosso portfólio tem produção de hidrogênio por eletrólise e células de combustível, o que nos permite oferecer uma solução completa, integrada e diferenciada do início ao fim”, resume Amy Davis, vice-presidente e presidente da Unidade de Negócios New Power.

Embora ainda seja uma janela para o futuro, a Cummins já tem participação considerável em diversos projetos baseados em hidrogênio ao redor do mundo. As células de combustível da companhia está presente no primeiro trem de passageiro movido com a tecnologia na Alemanha, o Coradia iLint, da Alstom. Até 2025, a empresa espera enviar fornecer sistema para pelo menos 100 trens, principalmente na Europa.

Os caminhões elétricos de lixo da alemã FAUN, fabricante de compactadores e varredores, também já rodam com células de combustível da Cummins. Na Asko, a atacadista de alimentos da Noruega, quatro caminhões elétricos da Scania receberam tecnologia a hidrogênio da da companhia, bem como 60 ônibus em Zhangjiakou, na China.

Por outra frente, parceria com a Navistar desenvolve um caminhão classe 8 movido a células de combustível de hidrogênio. O caminhão será integrado à frota de mais de 7,7 mil tratores da Werner Enterprises para serviço local e regional na Califórnia.

“Embora saibamos que a ampla adoção de soluções de células de combustível neutras em carbono levará tempo, a Cummins já está aproveitando a oportunidade agora. A solidez financeira de nossa empresa nos dá a capacidade de investir e desenvolver um amplo portfólio de tecnologias em diesel avançado, gás natural, híbrido leve e pesado, bateria elétrica e células de combustível que levarão o mundo em direção a um futuro neutro em carbono”, finaliza Linebarger.

LEIA MAIS

→Cummins compra a Meritor por US$ 3,7 bilhões

→Cummins inicia testes de motor a combustão movido a hidrogênio

→Air Products e Cummins se tornam parceiras em célula de hidrogênio

→Cummins e Chevron unem forças para explorar energias alternativas


Foto: Cummins/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás