Reunião extraordinária ocorrida na terça-feira, 15, definiu João Henrique Oliveira para mais um mandato como presidente da Abeifa. Reeleito em chapa única para o período 2022-2024, também segue ao seu lado na direção Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover), como vice-presidente, Hughes Cavelan (Porsche), como diretor financeiro, e Elcio Ferreira, como diretor executivo.
Em seus primeiros dois anos como dirigente da associação, Oliveira buscou estreitar relações com o governo e outras entidades representativas do setor automotivo, especialmente em período de dificuldades, marcado por pandemia, volatidade cambial e escassez de componentes.
“Em nossa próxima gestão, pretendemos fortalecer ainda mais o setor ao de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, adianta em nota Oliveira. “Como vivemos uma realidade de grandes transformações, priorizaremos uma política de cooperação com o governo federal e com as demais entidades integrantes da cadeia automotiva brasileira, com o objetivo de construirmos um futuro promissor do setor e efetivamente posicionarmos o nosso país como protagonista na nova indústria automobilística global”, argumenta João Oliveira.
Como diretor-geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, Oliveira acumula trajetória de mais de 18 anos na fabricante de origem sueca. Formado em Engenharia Mecânica, João Oliveira ingressou como estagiário e passou por diversas funções. Na diretoria da empresa, ficou à frente das operações de mercados importadores para América Latina e Caribe, passando em seguida a diretor comercial da operação brasileira até assumir a liderança da marca no país.
Oliveira é o nono presidente da Abeifa, associação fundada em 15 de março de 1991. Antes dele, estiveram à frente da entidade Emilio Julianelli, José Carlos Gandini, Daniel Buteler, André Muller Carioba, Henning Dornbusch, Flavio Padovan e Marcel Visconde (2014-2016).
LEIA MAIS
→Abeifa amplia atuação com categoria de veículos recreativos
→Aston Martin e McLaren se associam à Abeifa
→Abeifa pede urgência na redução da alíquota do imposto de importação
Foto: Abeifa/Divulgação