Indústria

Mercado de automóveis na Europa tem queda de 6,4% no bimestre

Com 719,5 mil unidades, fevereiro tem pior desempenho da série histórica

O conflito na Ucrania atrelado ao ainda irregular fornecimento de insumos estão refletindo de maneira mais intensa na produção e vendas de veículos na Europa. Em fevereiro, os licenciamentos de carros de passeio diminuíram 6,7%. Foram negociados no período 719,5 mil unidades nos países que forma a União Europeia, o pior resultado para o mês de fevereiro desde o início dos registros, segundo a Acea, a associação das montadoras no continente.

Consideradas as vendas na União Europeia, Grã-Bretanha e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), a queda em fevereiro foi de 5,4%, para 804 mil unidades, marcando o oitavo mês consecutivo de declínio.”Os fabricantes de automóveis continuam a enfrentar interrupções na cadeia de abastecimento”, afirma a entidade.

Os quatro principais mercados da região tiveram desempenhos distintos: as vendas na Itália e França no mês caíram 22,6% e 13,0%, respetivamente, enquanto avançaram 6,6% e 3,2%, nesta ordem, na Espanha e Alemanha.

O total de registros no primeiro bimestre na União Europeia, 1,4 milhão de unidades, é 6,4% menor com relação a igual período do ano passado. Novamente, a Itália apresenta a maior baixa (-21,1%), seguida pela França (-15,7%). Por outro lado, Alemanha (+5,6%) e Espanha (+4,2%) têm desempenho positivo.

O  Grupo Volkswagen, líder na região, viu seus os licenciamentos de todas suas marcas somadas — exceto Porsche. A marca  VW  recuou 17%, a Skoda, 12%, a Seat, 10% e a Audi caiu 3,5%. A Stellantis contabilizou recuo de  18%, com a Peugeot caindo 24%, Alfa Romeo 23%, Fiat 22% e Citroen 19%, Jeep 7,8% e Opel 7,6%.

Consideradas as vendas na União Europeia, Grã-Bretanha e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), a queda em fevereiro foi de 5,4%, para 804 mil unidades,, marcando o oitavo mês consecutivo de declínio.

LEIA MAIS

→ Venda de veículos comerciais na Europa começa o ano em queda de 13%


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás