Chassi de ônibus para aplicações urbanas é o primeiro veículo comercial elétrico da marca desenvolvido no País
A Mercedes-Benz aproveitou visita do Cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Thomas Schmitt, à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), na quinta-feira, 17, para revelar que já tem na carteira encomendas de 100 unidades do chassi elétrico eO500U.
“O mercado aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre”, observa em nota Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, adiantando que as entregas dos pedidos estão programadas entre o fim de 2022 e começo de 2023.
O eO500U representa a entrada da marca na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. O chassi foi desenvolvido no País e concebido para a realidade brasileira das operações urbanas do transporte de passageiros. O projeto recebeu investimento de R$ 100 milhões, parte do ciclo de R$ 2,4 bilhões para o período de 2018 a 2022.
“Nossa decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 65 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte, diz Leoncini. “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade.”
Segundo a Mercedes-Benz, a fábrica está em preparação para a chegada do novo produto, que será montado na mesma de linha de diversos outros modelos. “Os conceitos da Indústra 4.0 resultaram em flexibilidade de montagem. Com isso, ganhamos tempo na preparação para eO500U, fazendo apenas as adequações específicas de um veículo elétrico”, conta Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina.
O diretor lembra ainda que treinamento da equipe está em estágio avançado, com colaboração do Senai e colegas da Daimler Truck, afinal, a montagem de elétricos exige conhecimentos específicos.
O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 baseado na linha O 500. Tem piso baixo e poderá receber carrocerias de até 13,2 metro de comprimentos. De acordo com a fabricante, a autonomia chegará a 250 km, a maior dentre os ônibus elétricos no Brasil, além da maior capacidade de transporte de passageiros deste segmento. O chassi será acionado por motor elétrico integrado no eixo traseiro, virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia e precisará de três horas na tomada para recarga completa.
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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
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