Produto

A6 Avant e-tron principia a era da station wagons elétricas

Perua chega a 100/km em menos de 4 segundos e tem autonomia de até 700 km

Se no Brasil as station wagons desapareceram das linhas de produção e dos showrooms, na Europa elas seguem seduzindo consumidores, mesmo com o avanço dos SUVs também por lá. A Audi, única ainda a vender as chamadas peruas aqui — ainda que limitadas a poucas dezenas de unidades ao ano —, é uma das marcas  que não “largam a mão” do segmento e, nesta semana, revelou o futuro desses modelos.

A empresa apresentou a A6 Avant e-tron Concept, conceito que será incorporado como produto de linha já em 2023 e considerado como ” bem próximo de sua versão de produção”. A station wagon, na verdade, segue muitas das diretrizes técnicas e algumas estéticas já adotadas no A6 e-tron  e em outros modelos elétricos da marca.

A Audi caprichou na aerodinâmica da carroceria, definida com auxílio de tunel de vento e que tem Cx 0,22, o melhor para o segmento C eletrificado, segundo a empresa. Os retrovisores externos, a exemplo de outros e-trons, cedem lugar a câmeras, e aerofólio traseiro e  rodas de 22 polegadas enfatizam o perfil esportivo que as station wagons da marca tantas vezes exploraram ao longo de quatro décadas.

A A6 Avant tem sistema de tração elétrico baseado na plataforma PPE, Premium Platform Electric, desenvolvida em parceria com a Porsche, marca também pertencente ao Grupo Volkswagen. O modelo mede 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura. Grade dianteira fechada e a faixa contínua de luzes na traseira guardam familiaridade com outros Audi elétricos.

A montadora nomeia como elemento chave do projeto o módulo de bateria entre os eixos. “O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica, sem qualquer alteração na arquitetura básica.”

“Não estamos simplesmente eletrificando a história bem sucedida de 45 anos do Avant. O que nós mais queremos é usar a competência técnica para acrescentar um ponto de exclamação”, disse Oliver Hoffmann, Membro do Conselho Audi para Desenvolvimento Técnico, ao destacar os dois motores elétricos capazes de entregar 350 kW , a autonomia de até 700 km , a aceleração de 0 100 km/h em menos de 4 segundos, na versão mais potente, e o carregamento rápido com o sistema de 270 kW — 10 minutos para rodar 300 km.

LEIA MAIS

→ Novos A4 e A5 chegam nas concessionárias Audi em abril

→ China aprova fábrica de veículos elétricos da Audi-FAW


 

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás