Produto

Mercedes-Benz inicia atualização da linha Sprinter

Para atender a obrigatoriedade de menos emissões, inédita versão Street 315 CDI recebe novo motor mais potente e econômico

Com o aperto da legislação ambiental da fase L7 do Proconve, Programa de Controle de Emissão Veicular, em vigor desde janeiro, a Mercedes-Benz começou a reformular sua oferta da linha Sprinter com lançamento de versão inédita Street 315 CDI, nas configurações Truck (cabine-chassi) e furgão. Para o segundo semestre, espera-se as atualizações no restante da linha, na faixa de 4 e 5 toneladas, a fim de cumprir as exigências da P8.

Para adequar o comercial leve às restrições de emissões, a fabricante adotou novo motor, o OM654 em substituição ao OM651. Em termos práticos, o transportador tem opção mais potente. O modelo passa a desenvolver 150 cv e 34,7 kgfm de torque ante 143 cv e 33,7 kgfm que gerava o motor da versão anterior, a 314 CDI.

Apesar do aumento nos números das especificações técnicas, a Mercedes-Benz garante que o modelo também promete menor consumo de combustível. São 6% a menos em ciclos urbanos e 11% menor nas operações rodoviárias em comparação ao antecessor.

De acordo com Denis Paes, engenheiro de marketing de produto da Mercedes-Benz Cars & Vans, o desenvolvimento perseguiu quatro requisitos principais: potência, redução de peso, baixo nível de atrito e máximo desempenho.

“É um motor já consagrado, lançado na Europa em 2016, primeiramente em automóveis, e desde 2020, recalibrado para a Sprinter. Tem bloco de alumínio, o que o torna 31 kg mais leve que o antecessor, turbo de geometria variável, que permite gestão mais equilibrada entre os ciclos urbanos e rodoviários, sistemas de aquecimento e alimentação melhorados e eletrônica otimizada.”

A oferta para acabamentos e equipamentos segue a adotada em 2019, ocasião na qual a marca lançou nova a atual geração da linha Sprinter. A gama traz pacote de assistentes de direção, dentre os quais sistema de frenagem de emergência e controle eletrônico de estabilidade. Nos itens opcionais se encontram central multimídia com recursos de conectividade, e volante multifuncional.

Produzido na Argentina, o Sprinter Street 315 CDI começa a chegar nas concessionárias da marca na última semana de abril com preços a partir de R$ 239.600, para a configuração Truck, e R$ 249.000, os furgões.

Este ano o Sprinter completa 25 anos desde que passou a ser oferecido no País e soma mais de 150 mil unidades vendidas. Com a linha, que atende necessidades de 3,5 a 5 toneladas, a Mercedes-Benz participa com 30% no chamado segmento de large vans. No ano passado, segundo a marca, o mercado absorveu em torno de 31 mil unidades, dentre cabines-chassis, furgões e vans.

LEIA MAIS

→Sprinter acelera vendas com novo perfil de consumo

→Sprinter Truck: novo nome dos chassis urbanos da Mercedes-Benz Vans.

→Novo Mercedes-Benz Sprinter eleva nível tecnológico em comerciais leves


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás