Sustentabilidade

Renault amplia frota de veículos elétricos em Noronha

Montadora cedeu mais dez Zoe para o programa de descarbonização da ilha

Pela Lei Estadual nº 16.810/20 do Estado de Pernambuco, a partir de 12 agosto de 2023 motos, carros, ônibus e caminhões movidos a combustível fóssil não poderão mais entrar em Fernando de Noronha e de 2030 em diante somente veículos com emissão zero circularão no arquipélago.

Para alcançar esses objetivos, o chamado programa Noronha Carbono Zero ganhou, nesta semana, uma nova etapa com a criação do Projeto Trilha Verde, que contará com dez unidades do Renault Zoe E-TECH Electric. Os veículos serão utilizados pelo administração da ilha, turistas e pela Neoenergia, empresa de energia do Estado.

Além dos automóveis 100% elétricos, o Trilha Verde prevê ainda a instalação de duas usinas solares para geração de energia limpa  que movimentarão os veículos e também para ou outras aplicações. Compostas por placas fotovoltaicas, ocuparão 2,3 mil m² e serão construídas próximas à usina de tratamento de resíduos. Terão capacidade de gerar 155 MWh anualmente, o triplo da energia consumida por todos os veículos do projeto que circulam pela ilha. Ou seja, cada veículo poderá rodar anualmente 16 mil km sem emitir um grama de CO2.

Construída a primeira usina, o passo imediatamente seguinte será a instalação de 12 carregadores pela Neoenergia ao longo de toda a extensão da ilha. Serão pontos de recarga de 7,4 e de 22 kW.

Com a nova frota cedida agora, já são 46 Renault utilizados na principal ilha do arquipélago, dentre unidades do Twizy, de apenas dois lugares, passando pelo Zoe  e até o comercial leve Kangoo E-TECH. “Queremos ser reconhecidos como uma empresa de tecnologia, serviços e energia limpa. É um privilégio contribuir com o programa Noronha Carbono Zero, e assim ajudar na preservação de um patrimônio ecológico”, diz Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A Renault apoia o programa de descarbonização de Fernando de Noronha desde 2019. A circulação de veículos elétricos, criação de infraestrutura para a mobilidade sustentável e produção de energia limpa na ilha estão conectadas às ações promovidas pela Mobilize, divisão do Grupo Renault, lançada em 2021, e que oferece serviços de mobilidade, energia e dados para consumidores finais, empresas, cidades e órgãos públicos.

LEIA MAIS

→ Renault terá nova plataforma, SUV e motor 1.0 turbo produzidos no Paraná

→ Renault amplia serviço de carsharing


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás