Objetivo é buscar know how para reduzir a dependência das importações
Com foco em projetos a serem desenvolvidos nas áreas de semicondutores, software e motores flex, a Volkswagen do Brasil e o InovaUSP, Centro de Inovação da Universidade de São Paulo, assinaram um memorando de entendimento na terça-feira, 22.
O evento que selou a parceria entre as partes teve a participação de Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP, e Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do InovaUSP. Apesar de abranger a busca de inovação em três segmentos, os semicondutores ganham relevância no momento devido à escassez mundial do componente, que tem sua produção centralizada em países asiáticos.
No caso dos semicondutores, a troca de conhecimentos visa à fabricação local do componente, assim como a cadeia de produção e também detalhes técnicos que envolvem sua composição.
“Desta forma, a equipe da Volkswagen consegue se aprofundar e adquirir amplo conhecimento nesse tipo de componente, em um momento no qual o setor enfrenta escassez do mesmo”, destaca comunicado da montadora divulgado nesta quarta-feira, 23.
Com a parceria, será possível uma maior aproximação da indústria com a academia, garantindo não só a preparação de profissionais para atuar na área, como também fomentar a pesquisa para que o Brasil, no futuro, consiga ter know how para suportar uma produção local e, com isso, ser menos dependente da importação.
LEIA MAIS
→Volkswagen retoma segundo turno na Anchieta em março
→Di Si, sobre etanol: “Jaboticaba for export”.
De acordo com a Volkswagen, o memorando também contempla o aprofundamento do conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas e o desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, “com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão orientada para as características do etanol”.
Foto: Divulgação/VW
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027