A WattEV, startup americana do segmento de transporte, encomendou a Volvo 50 unidades VNR Electric, os primeiros modelos da categoria de pesados (Classe 8) a serem incorporados à frota da empresa. Nos próximos meses os caminhões estarão em rotas na Califórnia, entre San Joaquin Valley e Inland Empire aos portos de Long Beach e Los Angeles.
Os veículos estarão disponíveis em modelo de negócio Truck-as-a-Service (TaaS). Ou seja, oferecidos aos embarcadores ou transportadores por uso, com cobrança de taxa por milha, incluindo o carregamento. De acordo com a empresa, o custo operacional será equivalente ao de um caminhão convencional a diesel.
Em apoio à proposta, a WattEV encaminha construção de rede pública de estações de carregamento nos principais corredores logísticos da Califórnia conectando portos com centros de distribuição de carga e armazéns.
Os primeiros centros de recarga estarão em Bakersfield, San Bernardino, e local próximo ao porto de Long Beach, equipados com carregadores de 250 kW que recuperarão 80% da carga em 90 minutos para os pacotes de seis baterias. O plano, no entanto, é de providenciar carregamento ultrarrápido de 1,2 MW.
LEIA MAIS
→Volvo lança versão do pesado VNR Electric com autonomia de 440 km
→Volvo lidera mercado de caminhões elétricos na Europa
→Volvo inicia venda de caminhão elétrico na América do Norte
Foto: Volvo North America/Divulgação