Balanço das vendas de veículos comerciais apresentado pela Acea, na quinta-feira, 24, mostra que a demanda por transporte de carga e passageiro segue retraído. Segundo a associação dos fabricantes, a escassez de semicondutores ainda é o principal motivo no resultado.
Apenas em fevereiro, o mercado europeu – União Europeia, Reino Unido e países das Associação Europeia de Livre Comércio (Efta) – absorveu 155,6 mil veículos comerciais, volume 14,7 inferior ao anotado no mesmo mês do ano passado, de 182,3 mil unidades.
Com a parcial do segundo mês, o acumulado do bimestre somou 306,5 mil comerciais leves, caminhões e ônibus entregues, queda de 14,7% em relação ao apurado um ano antes, de 356,2 mil unidades.
Na categoria de comerciais leves, segmento de maior volume do mercado europeu, com participação habitual em torno de 80%, as vendas em fevereiro somaram 127,2 mil unidades, recuo de 17% em relação há um ano, quando 153,1 mil modelos foram negociados.
No acumulado do ano, a queda chegou a 16,8% com 247,8 mil furgões e vans entregues ante 297,7 mil unidades anotadas nos dois primeiros meses de 2021.
O mercado de caminhões foi o único segmento a apresentar recuo menos acentuado. No mês passado, as entregas somaram 26,1 mil unidades, volume 2,6% menor em comparação ao registrado em fevereiro de 2021, de 26,8 mil veículos. A soma de janeiro e fevereiro, no entanto, resultou em 53,8 mil caminhões entregues, desempenho estável relação há um ano, com leve alta de 0,9%.
Por fim, as vendas de ônibus em fevereiro recuaram 8,5%, para 2,1 mil unidades contra 2,3 mil negociadas no mesmo mês do ano passado. No acumulado dos dois primeiros meses, a baixa chegou a 5,7% com 4,8 mil ônibus.
LEIA MAIS
→Venda de veículos comerciais na Europa começa o ano em queda de 13%
Foto: Acea/Divulgação