Apesar da pandemia e da crise global no fornecimento de componentes, a Daimler Truck comemora resultados financeiros dentro das previsões em 2021. A empresa aponta a recuperação econômica dos mais importantes mercados de veículos comerciais como determinantes para o significativo crescimento das vendas de caminhões e ônibus.
A marca alemã negociou no ano passado 455,4 mil veículos, 20% acima das 378,3 mil unidades contabilizadas em 2020, auge da pandemia na Europa e Ásia. As vendas foram aceleradas principalmente no primeiro semestre, enquanto o ritmo nos últimos seis meses, apesar da demanda elevada, foi menor em decorrência da forçada redução da produção por conta da falta de peças, o que prejudizou a oferta especialmente na América do Norte e Europa.
Com esse resultado de vendas, o faturamento da empresa também teve evolução de dois dígitos, ainda que menor: chegou a € 39,8 bilhões, 10% a mais do que no ano anterior. 2021 também mostrou evolução de 6,1% do Retorno sobre as Vendas (ROS) e o EBIT ajustado (antes dos juros e impostos) foi de € 2,5 bilhões, € 657 milhões a mais.
Para 2022, por enquanto, a montadora alemã acredita na continuidade de recuperação dos princiapis mercado e que “a pandemia da covid-19 e a guerra na Ucrânia não terão impacto negativo no desenvolvimento geral “. Mas as restrições da oferta de semicondutores continuará afetando a produção, principalmente durante o primeiro semestre.
“Apesar dos contratempos, atingimos nossos objetivos financeiros. Estamos totalmente empenhados em fazer com que nosso primeiro ano como uma empresa independente seja um sucesso para a Daimler Truck”, afirma Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck, referindo-se à criação da nova empresa a partir da separação da Mercedes-Benz Group AG oficializada no fim de 2021.
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