Naturalmente obedecendo a limitação do poder de compra da média do mercado interno, o ritmo de crescimento da oferta de veículos elétricos e híbridos no Brasil ainda é bastante lento. Ainda assim, os passos dados rumo à tecnologia, mesmo que curtos, são cada vez mais frequentes.

Só na primeira quinzena de abril, por exemplo, os consumidores brasileiros conhecerão duas novas alternativas, ambas importada. A primeira delas, já no dia 4, quando a Jeep apresentará o Compass 4xe, versão híbrida plug-in trazida da Europa, onde já é negociado desde o ano passado.

O novo Compass poderá rodar algo acima de 50 km somente com o motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro. Combinando o motor 1.3 turbo, o híbrido tem fôlego para fazer algo próximo de 50 km/l de gasolina.

Exatos dez dias depois será a vez do Renault Kwid E-Tech Electric. O compacto concorrerá entres os veículos totalmente elétricos mais baratos do Brasil. A Renault é uma das marcas que mais tem investido na formação de um mercado consumidor para modelos movidos a eletricidade. Desde 2018, oferece aqui o hatch Zoe para o consumidor final, além do pequeno Twizy para empresas.

Com esses dois novos produtos em abril e vários outros já anunciados para os meses seguintes, as vendas de veículos eletrificados colherão um novo salto em 2022. Mesmo considerando a fraquíssima base de comparação — em 2021, dentre nacionais e importados, foram negociados  32,1 mil híbridos e somente 2.860 integralmente elétricos.

A evolução no primeiro bimestre, porém, dá noção de como o segmento poderá encerrar o ano. Em janeiro e fevereiro, informa a Anfavea, 769 automóveis elétricos chegaram às ruas, mais de um quarto de todos os emplacamentos do ano passado e o triplo do que em igual período do ano passado.

Os híbridos, que contam com a maior parte das vendas concentrada nos nacionais Corolla e Corolla Cross, já superaram 5,2 mil unidades licenciadas, o dobro do que obtiveram nos primeiros dois meses de 2021.

Importante no mesmo período, as vendas de automóveis e comerciais leves no País encolheram 24,4%.

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Foto: Divulgação

George Guimarães
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