Ums deles, o E-Corner, combina no motores eletricos e elementos da suspensão em cada roda
A Schaeffler se ecaminha para continuar como uma das mais importantes fornecedoras globais de sistemas e tecnologias e estar presente em boa parte dos carros que chegarão às ruas no transcorrer desta década ou até depois. E, afirma a empresa alemã nascida há cerca de oito décadas, com produtos “com potencial para revolucionar o mercado”.
Naturalmente, o atendimento aos carros elétricos e eletrificados ganha relevância nesses desenvolvimentos. Um deles é o E-Corner, solução mecatrônica que combina componentes da propulsão e do chassi em um módulo composto pelo motor elétrico montado no cubo da roda, pela suspensão, incluindo as molas, e pelo atuador para a direção eletromecânica. Ou seja, todo sistema de direção integra um único conjunto, que demanda muito menos espaço.
A solução facilita muito o trabalho de quem pretende desenhar ou produzir um novo veículos, seja ele carro de passeio ou comercial. Como todos os componentes da propulsão e do chassi agrupados numa mesma torre, o restante do veículo é praticamente uma plataforma plana livre, disponível para acomadação dos passageiros e da carga.
Os motoristas também ganham outro conforto. Com o E-Corner, as rodas do veículo podem girar até 90 graus, característica que permite estacionar lateralmente, sem qualquer manobra outra manobra.
A Schaefller já tem desenvolvido ainda o Steer-by-wire, um produto que, enfatiza a empresa, mudará o modo como dirigimos. Já no mercado há dois anos com o nome comercial Space Drive, ele dispensa o volante circular, já que não dispõe de conexão mecânica do volante, acelerador, freio e embreagem. O veículo, assim, pode ser controlado por um joystick ou um volante com qualquer outro formato.
Outra vantagem do Space Drive é ser ergonomicamente adaptado ao ser humano, podendo ser ajustado de pessoa para pessoa.”Para a montadora, a inovação significa liberdade para configurar a direção onde quiser dentro do habitáculo”, lembra a Schaeffler.
Masi rapídamente até, os carros também poderão dispor de sistemas elétrico de direçção nas rodas traseiras e que, na verdade, já é até oferecido em alguns países e segmentos, podendo chegar a produtos nacionais muito rapidamente, admite a empresa. A tecnologia possibilita fazer curvas em um raio menor, mais estabilidade e mais segurança nas ultrapassagens.
Outra novidade é a barra estabilizadora eletrônica. É uma tecnologia que dá mais segurança quando o veículo cai em um buraco ou trafega por via de piso irregular. Trata-se de uma barra metálica que conecta a suspensão direita à suspensão esquerda com sistema elétrico ativo e que consegue, de forma inteligente, amortecer as irregularidades de formas mais eficiente, como consequência aumenta a estabilidade, segurança e conforto dos ocupantes.
LEIA MAIS
→ Schaeffler já produz motores elétricos em massa na Alemanha
→ Schaeffler e Bosch juntas em sistema de direção de rodas traseiras
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.