Tecnologia

Schaeffler já tem os sistemas dos carros que dirigiremos no futuro próximo

Ums deles, o E-Corner, combina no motores eletricos e elementos da suspensão em cada roda

A Schaeffler se ecaminha  para continuar como uma das mais importantes fornecedoras globais de sistemas e tecnologias e estar presente em boa parte  dos carros que chegarão às ruas no transcorrer  desta década ou até depois. E, afirma a empresa alemã nascida há cerca de oito décadas, com produtos “com potencial para revolucionar o mercado”.

Naturalmente, o atendimento aos carros elétricos e eletrificados ganha relevância nesses desenvolvimentos. Um deles é o E-Corner,  solução mecatrônica que combina componentes da propulsão e do chassi em um módulo composto pelo motor elétrico montado no cubo da roda, pela suspensão, incluindo as molas, e pelo atuador para a direção eletromecânica. Ou seja, todo sistema de direção integra um único conjunto, que demanda muito menos espaço.

E-Corner: motor elétrico e componentes de suspensão numa mesma torre e em cada roda.

A solução facilita muito o trabalho de quem pretende desenhar ou produzir um novo veículos, seja ele carro de passeio ou comercial. Como todos os componentes  da propulsão e do chassi agrupados numa mesma torre, o restante do veículo é praticamente uma plataforma plana livre, disponível para acomadação dos passageiros e da carga.

Os motoristas também ganham outro conforto. Com o E-Corner,  as rodas do veículo podem girar até 90 graus, característica que permite estacionar lateralmente, sem qualquer manobra outra manobra.

A Schaefller já tem desenvolvido ainda o Steer-by-wire, um produto que, enfatiza a empresa, mudará o modo como dirigimos. Já no mercado há dois anos com o nome comercial Space Drive, ele dispensa o volante circular, já que não dispõe de conexão mecânica do volante, acelerador, freio e embreagem. O veículo, assim, pode ser controlado por um joystick ou um volante com qualquer outro formato.

Outra vantagem do Space Drive é ser ergonomicamente adaptado ao ser humano, podendo ser ajustado de pessoa para pessoa.”Para a montadora, a inovação significa liberdade para configurar a direção onde quiser dentro do habitáculo”, lembra  a Schaeffler.

Masi rapídamente até, os carros também poderão dispor de sistemas elétrico de direçção nas rodas traseiras e que, na verdade, já é até oferecido em alguns países e segmentos, podendo chegar a produtos nacionais muito rapidamente, admite a empresa. A tecnologia possibilita fazer curvas em um raio menor, mais estabilidade e mais segurança nas ultrapassagens.

Outra novidade é a barra estabilizadora eletrônica. É uma tecnologia que dá mais segurança quando o veículo cai em um buraco ou trafega por via de piso irregular. Trata-se de uma barra metálica que conecta a suspensão direita à suspensão esquerda com sistema elétrico ativo e que consegue, de forma inteligente, amortecer as irregularidades de formas mais eficiente, como consequência aumenta a estabilidade, segurança e conforto dos ocupantes.

LEIA MAIS

→ Schaeffler já produz motores elétricos em massa na Alemanha

→ Schaeffler e Bosch juntas em sistema de direção de rodas traseiras


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás