Desenvolvido nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova versão do motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros que equipa a recém-lançada Ram 3500 traz 12 cv a mais em relação à da Ram 2500. O propulsor da nova picape gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no País, segundo informações da própria Stellatis.
O modelo também traz número recorde de torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500, é em sua faixa de atuação é o que oferece maiores capacidades de carga e de reboque, respectivmente de até 1.752 kg e de 9.021 kg
O engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil, Fábio Antoniazzi Prior, comenta que ajustes na injeção e em alguns componentes do motor permitiram o aumento da potência e do torque, em relação à Ram 2500, sem comprometimento da durabilidade.
Ele destaca, entre as principais novidades, a adoção do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, aliviando o uso do sistema EGR de forma que a combustão do motor seja mais eficiente e os gases da combustão sejam tratados também por meio do pós tratamento, não somente dentro da câmara de combustão.
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O engenheiro esclarece, ainda, que pelas características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10: “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”.
A nova versão do Cummins 6,7 litros utilizado, assim como a utilizada na Ram 2500, tem bloco de ferro fundido vermicular, que propicia maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH), além de reduzir o peso total do conjunto.
Fotos: Divulgação/Cummins