Produto

Brasileiros participam do projeto do motor Cummins da Ram 3500

Nova versão gera 377 cv a 2.800 rpm, 12 cv a mais do que a que equipa a Ram 2500

Desenvolvido nos Estados Unidos com participação do time de engenharia brasileiro, a nova versão do motor Cummins turbo diesel de 6,7 litros que equipa a recém-lançada Ram 3500 traz 12 cv a mais em relação à da Ram 2500. O propulsor da nova picape gera 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no País, segundo informações da própria Stellatis.

O modelo também traz número recorde de torque no segmento, de 1.150 Nm a 1.700 rpm, 65 Nm a mais do que a Ram 2500, é em sua faixa de atuação é o que oferece maiores capacidades de carga e de reboque, respectivmente de até 1.752 kg e de 9.021 kg

O engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil, Fábio Antoniazzi Prior, comenta que ajustes na injeção e em alguns componentes do motor permitiram o aumento da potência e do torque, em relação à Ram 2500, sem comprometimento da durabilidade.

Ele destaca, entre as principais novidades, a adoção do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes, aliviando o uso do sistema EGR de forma que a combustão do motor seja mais eficiente e os gases da combustão sejam tratados também por meio do pós tratamento, não somente dentro da câmara de combustão.

LEIA MAIS

Maior picape do mercado, RAM 3500 tem preço de superesportivo

O engenheiro esclarece, ainda, que pelas características do motor, a Ram 3500 deve consumir exclusivamente diesel S10: “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”.

A nova versão do Cummins 6,7 litros utilizado, assim como a utilizada na Ram 2500, tem bloco de ferro fundido vermicular, que propicia maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH), além de reduzir o peso total do conjunto.


Fotos: Divulgação/Cummins

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás