Empresa

Mercedes-Benz e parceiros completam um ano pela saúde

Projeto #UnindoForças somou 374 mil procedimentos médicos e amplia o alcance com a chegada da Amigos do Bem na iniciativa

O #UnindoForças, inciativa da Mercedes-Benz de caráter humanitário com a proposta de levar assistências médica e social a populações vulneráveis pelo País, completa um ano em campo com resultados capazes de tirar aplausos.

Ao longo do ano passado, o projeto foi ganhando força à medida que novas unidades móveis de saúde foram ficando prontas. Nessa primeira etapa, o projeto colocou na estrada oito carretas adaptadas em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios de análise de imagens e centros cirúrgicos, além de dois ônibus dedicados à vacinação.

No período, os caminhões da marca e as ONGs parceiras no projeto percorreram mais de 30 mil km pelo País e estiveram presentes em 60 cidades em 12 estados. Ao todo, a iniciativa contou 374 mil procedimentos médicos realizados, 171 mil pessoas atendidas e 69 mil doses da vacina contra Covid-19 aplicadas.

“É projeto que nasceu a partir de um grupo multifuncional da Mercedes-Benz, mas para fazer diferente e ajudar fora dos muros da companhia, conta Mauricio Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e um dos mais de 150 profissionais engajados na ação. “A visão é de conectar pontos, efetivamente unir as pessoas para além de fazer negócio. Baseado na empatia, tem o mérito da atenção, do carinho, do espírito humanitário.”

De acordo com Mazza, o projeto começou a ser concebido em 2019. Ganhou força no ano seguinte com aporte de € 4,5 milhões do governo alemão, para a construção das unidades móveis e aquisição de equipamentos médicos. O recurso chegou via DEG, subsidiária do KfW Bankengruppe, banco de fomento do país, com intermediação da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Conta ainda a contribuição da Mercedes-Benz com o fornecimento dos veículos, motorista e recursos administrativos para a gestão do projeto. Pontos adicionais estimados em € 1 milhão em horas de trabalho.

Junto com a Mercedes-Benz, o #UnindoForças reúne entidades assistências, como Cruz Vermelha Brasileira, Renovatio, Instituto Luz para Vida, CIES Global, SAS Brasil e Sociedade Brasileira Albert Einstein. Mas também empresas responsáveis pela estrutura com equipamentos e transformação dos veículos, no caso Canon Medical, Eco X, Elber Mecial, Fleximedical, Labor, Rossetti, Sunew e Vivo Empresas.

Mais recentemente, o projeto ganhou mais um parceiro com a Amigos do Bem. A instituição recebeu da marca um caminhão Axor equipado com consultórios médico e oftalmológico, pelo qual a fabricante também assumiu as despesas de manutenção e seguro.

A Amigos do Bem acumula de 30 anos com trabalho de acolhimento social em 300 povoados no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A entidade conta hoje mais de 150 mil pessoas atendidas todos os meses, além de estar à frente em inciativas educacionais e profissionalizantes.

“O #UnindoForças tem um objetivo: atender 1 milhão de pessoas em três anos”, finaliza Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas do projeto.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz e governo alemão juntos em projeto de saúde

→Mercedes-Benz avança com projeto de unidades móveis de saúde


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás