Indústria

Fabricantes de motos criam a Gachaco para compartilhar baterias

Nova empresa também vai desenvolver infraestrutura para oferecer o serviço, inicialmente no Japão

Quatro fabricantes de motocicletas – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha – e a ENEOS, criada no ano passado para cuidar de reciclagem de baterias, anunciaram a constituição nesta sexta-feira, 1º de abril, da  Gachaco, empresa que presetará serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para motos elétricas, além de desenvolver a infraestrutura para esse serviço.

A nova companhia deverá utilizar a Honda Mobile Power Pack e:, que atende aos padrões comuns para motos elétricas, para lançar o novo serviço até o outono de 2022, inicialmente em Tóquio e outras grandes cidades do país asiático. As estações de troca de baterias –  denominadas Honda Mobile Power Pack Exchanger – serão instaladas em locais convenientes, como estações ferroviárias, e nas estações de serviço da ENEOS.

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Também nesta quinta-feira, 31, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha concordaram com uma especificação comum para uma bateria de motocicleta elétrica intercambiável. Anunciaram, ainda, que estão estudando o estabelecimento de ambientes de compartilhamento para difundir o uso de motocicletas elétricas como mobilidade que é ecologicamente correta e altamente conveniente.

“Acreditamos que as cinco empresas, que compartilham o objetivo comum de popularizar a mobilidade elétrica, podem contribuir ainda mais para a realização de uma sociedade voltada para a reciclagem, trabalhando em conjunto para fornecer o serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para motocicleta elétrica”, informa comunicado distribuído pela Honda.

Além das motocicletas elétricas, a Gachaco promoverá no futuro o uso de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para outras aplicações, como baterias de armazenamento instaladas em estabelecimentos comerciais e residências particulares.

A ENEOS, responsável pela Plataforma BaaS (Battery as a Service), fará a análise das baterias gastas geradas pelo serviço de compartilhamento fornecido pela Gachaco uso secundário e terciário e, finalmente, reciclagem para uso cíclico de bateria.


  1. Foto: Pixabay
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Redação AutoIndústria

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