Nova empresa também vai desenvolver infraestrutura para oferecer o serviço, inicialmente no Japão
Quatro fabricantes de motocicletas – Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha – e a ENEOS, criada no ano passado para cuidar de reciclagem de baterias, anunciaram a constituição nesta sexta-feira, 1º de abril, da Gachaco, empresa que presetará serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motos elétricas, além de desenvolver a infraestrutura para esse serviço.
A nova companhia deverá utilizar a Honda Mobile Power Pack e:, que atende aos padrões comuns para motos elétricas, para lançar o novo serviço até o outono de 2022, inicialmente em Tóquio e outras grandes cidades do país asiático. As estações de troca de baterias – denominadas Honda Mobile Power Pack Exchanger – serão instaladas em locais convenientes, como estações ferroviárias, e nas estações de serviço da ENEOS.
LEIA MAIS
→Honda CG 160 é a moto de maior valor de revenda no ano
→Consórcio tem participação recorde no mercado de motos
Também nesta quinta-feira, 31, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha concordaram com uma especificação comum para uma bateria de motocicleta elétrica intercambiável. Anunciaram, ainda, que estão estudando o estabelecimento de ambientes de compartilhamento para difundir o uso de motocicletas elétricas como mobilidade que é ecologicamente correta e altamente conveniente.
“Acreditamos que as cinco empresas, que compartilham o objetivo comum de popularizar a mobilidade elétrica, podem contribuir ainda mais para a realização de uma sociedade voltada para a reciclagem, trabalhando em conjunto para fornecer o serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motocicleta elétrica”, informa comunicado distribuído pela Honda.
Além das motocicletas elétricas, a Gachaco promoverá no futuro o uso de baterias intercambiáveis padronizadas para outras aplicações, como baterias de armazenamento instaladas em estabelecimentos comerciais e residências particulares.
A ENEOS, responsável pela Plataforma BaaS (Battery as a Service), fará a análise das baterias gastas geradas pelo serviço de compartilhamento fornecido pela Gachaco uso secundário e terciário e, finalmente, reciclagem para uso cíclico de bateria.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.