A Toyota prepara a atualização do Corolla, historicamente seu modelo mais vendido no mercado brasileiro, mas que no primeiro bimestre de 2022 apareceu atrás do seu irmão SUV Corolla Cross. Para isso, a montadora anunciou nesta quinta-feira, 31, que investirá R$ 50 milhões para aquisição de novas tecnologias que serão aplicadas na fábrica de Indaiatuba, SP, base produtiva do sedã desde 1998.
A Toyota faz questão de frisar que as alterações na linha de montagem da unidade objetivam a “renovação do ciclo de vida da atual geração” do modelo, lançada há três anos. Pelo valor envolvido e tempo de mercado do Corolla atual, mais provável que não se trate de uma nova geração, mas das corriqueiras revitalizações de “meio de vida” que as montadoras lançam mão para que um produto recupere fôlego de vendas até a chegada de um veículo genuinamente novo.
Em nota, a montadora diz que o investimento é um novo passo para o aumento de sua competitividade no mercado regional. “Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina”, destacou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A atual geração do Corolla brasileiro, a 12ª desde seu surgimento no Japão em 1966, ainda é fruto do último ciclo de investimentos da empresa no País, orçado em R$ 1 bilhão e que se encerrou exatamente em 2019.
O anúncio de aprimoramento do processo produtivo de Indaituba foi precedido de outras duas recentes e importantes novidades para a operação brasileira. Há apenas cinco meses, a empresa adotou o terceiro turno de trabalho na planta de Sorocaba, SP, onde são fabricados os demais modelos da linha nacional, aumentando em 30% a capacidade produtiva anual da unidade.
E, no mês passado, a Toyota fechou acordo para exportar seus motores de 2 litros, produzidos em Porto Feliz, SP, para os Estados Unidos. Os embarques começarão em setembro ao ritmo de 45,6 mil unidades anuais.
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