Empresa

Toyota investirá R$ 50 milhões em Indaiatuba

Melhorias em tecnologias se destinam à atualização da atual geração do Corolla

A Toyota prepara a atualização do Corolla, historicamente seu modelo mais vendido no mercado brasileiro, mas que no primeiro bimestre de 2022 apareceu atrás do seu irmão SUV Corolla Cross. Para isso, a montadora anunciou nesta quinta-feira, 31, que investirá R$ 50 milhões para aquisição de novas tecnologias que serão aplicadas na fábrica de Indaiatuba, SP, base produtiva do sedã desde 1998.

A Toyota faz questão de frisar que as alterações na linha de montagem da unidade objetivam a “renovação do ciclo de vida da atual geração” do modelo, lançada há três anos. Pelo valor envolvido e tempo de mercado do Corolla atual, mais provável que não se trate de uma nova geração, mas das corriqueiras revitalizações de “meio de vida” que as montadoras lançam mão para que um produto recupere fôlego de vendas até a chegada de um veículo genuinamente novo.

Em nota, a montadora diz que o investimento é um novo passo para o aumento de sua competitividade no mercado regional. “Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina”, destacou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A atual geração do Corolla brasileiro, a 12ª desde seu surgimento no Japão em 1966, ainda é fruto do último ciclo de investimentos da empresa no País, orçado em R$ 1 bilhão e que se encerrou exatamente em 2019.

O anúncio de aprimoramento do processo produtivo de Indaituba foi precedido de outras duas recentes e importantes novidades para a operação brasileira. Há apenas cinco meses, a empresa adotou o terceiro turno de trabalho na planta de Sorocaba, SP, onde são fabricados os demais modelos da linha nacional, aumentando em 30% a capacidade produtiva anual da unidade.

E, no mês passado, a Toyota fechou acordo para exportar seus motores de 2 litros, produzidos em Porto Feliz, SP, para os Estados Unidos. Os embarques começarão em setembro ao ritmo de 45,6 mil unidades anuais.

LEIA MAIS

→ Toyota supera 20 milhões eletrificados vendidos em todo o mundo

→ Toyota projeta vender 12% a mais no Brasil em 2022


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás