Empresa

Toyota investirá R$ 50 milhões em Indaiatuba

Melhorias em tecnologias se destinam à atualização da atual geração do Corolla

A Toyota prepara a atualização do Corolla, historicamente seu modelo mais vendido no mercado brasileiro, mas que no primeiro bimestre de 2022 apareceu atrás do seu irmão SUV Corolla Cross. Para isso, a montadora anunciou nesta quinta-feira, 31, que investirá R$ 50 milhões para aquisição de novas tecnologias que serão aplicadas na fábrica de Indaiatuba, SP, base produtiva do sedã desde 1998.

A Toyota faz questão de frisar que as alterações na linha de montagem da unidade objetivam a “renovação do ciclo de vida da atual geração” do modelo, lançada há três anos. Pelo valor envolvido e tempo de mercado do Corolla atual, mais provável que não se trate de uma nova geração, mas das corriqueiras revitalizações de “meio de vida” que as montadoras lançam mão para que um produto recupere fôlego de vendas até a chegada de um veículo genuinamente novo.

Em nota, a montadora diz que o investimento é um novo passo para o aumento de sua competitividade no mercado regional. “Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina”, destacou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A atual geração do Corolla brasileiro, a 12ª desde seu surgimento no Japão em 1966, ainda é fruto do último ciclo de investimentos da empresa no País, orçado em R$ 1 bilhão e que se encerrou exatamente em 2019.

O anúncio de aprimoramento do processo produtivo de Indaituba foi precedido de outras duas recentes e importantes novidades para a operação brasileira. Há apenas cinco meses, a empresa adotou o terceiro turno de trabalho na planta de Sorocaba, SP, onde são fabricados os demais modelos da linha nacional, aumentando em 30% a capacidade produtiva anual da unidade.

E, no mês passado, a Toyota fechou acordo para exportar seus motores de 2 litros, produzidos em Porto Feliz, SP, para os Estados Unidos. Os embarques começarão em setembro ao ritmo de 45,6 mil unidades anuais.

LEIA MAIS

→ Toyota supera 20 milhões eletrificados vendidos em todo o mundo

→ Toyota projeta vender 12% a mais no Brasil em 2022


Foto: Divulgação

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só disel ou biodisel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás