A Volkswagen Caminhões e Ônibus quer expandir os horizontes e, claro, o universo de potenciais clientes para seu caminhão VW e-Delivery. O modelo, primeiro 100% elétrico e totalmente desenvolvido e fabricado na América Latina, começa a ser testado no México, onde até agora ofi apenas exibido para diversos públicos.
Os testes dinâmicos para avaliação do desempenho na topografia mexicana fazem parte dos preparativos para o lançamento comercial do e-Delivery no mercado internacional, inicialmente previsto para o último trimestre de 2022. Serão observados os números em diversas altitudes e áreas de circulação urbanas.
“Toda virada tecnológica requer uma estratégia bastante sólida para seu sucesso. Estamos apresentando esta solução de mobilidade mais sustentável em diversos países para que quando iniciarmos a fase comercial, todos já estejam familiarizados”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A VWCO tem apresentado o caminhão elétrico desde o fim do ano passado em vários países da América Latina. Além do México, foi exibido na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, candidatos naturais a receberem primeiro o veículo fabricado em Resende, RJ, e já vendido no Brasil a partir de meados do segundo semestre de 2021.
Segundo a montadora, desde então mais de 200 unidades foram negociadas e, conforme levantamento da Fenabrave, 68 emplacadas no primeiro bimestre de 2022.
O e-Delivery é o primeiro modelo eletrificado da VWCO mas, quase certo, não será o único. Anunciado em dezembro, o ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões na operação brasileira até 2025 contempla o desenvolvimento de veículos e tecnologias focados na mobilidade sustentável, como a propulsão elétrica.
LEIA MAIS
→ Exportações da VWCO crescem 80% em 2021
→ VW Meteor ganha tecnologia preditiva
Foto: Divulgação