Balanço das vendas de veículos apresentado pela Fenabrave na terça-feira, 5, mostra crescimento de 24,9% nos licenciamentos de caminhões em março em relação a fevereiro, de 8,1 mil para 10,1 mil unidades.
De acordo com a federação que representa os concessionários, a procura se mantém em alta e as fabricantes buscam equilibrar as entregas, atualmente com esperas de 60 dias para alguns produtos.
“Há boa demanda de caminhões no mercado e a produção, pouco a pouco, vem se equalizando com a procura de veículos”, avalia José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave. “Tanto que em dezembro do ano passado havia entregas sendo agendadas para até 180 dias.”
Na comparação anualizada entre os mesmos meses, no entanto, o mercado encolheu 6,11%, embora em mesmo patamar de emplacamentos acima de 10 mil unidades.
Com o desempenho de março, os licenciamentos do primeiro trimestre registraram 26,7 mil caminhões entregues, em alta de 3,87% sobre as 25,7 mil unidades negociadas no mesmo período de 2021.
Dentre as observações do balanço de mercado, a Fenabrave destacou como boa notícia o Renovar, programa de renovação de frota criado pelo governo federal na sexta-feira, 1º de abril.
“Além da melhora na segurança viária, a medida pode trazer ganhos ambientais, diminuir custos logísticos, aumentar a segurança e reduzir acidentes e, consequentemente, beneficiar toda a economia”, resumiu Andreta Jr.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz suspenderá produção por 15 dias
→Governo institui programa de renovação de frota Renovar
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação