Picape argentina custa a partir de R$ 230 mil a R$ 315 mil
A Nissan lançou nesta terça-feira, 5, a linha Frontier 2023, renovada sobretudo no desenho da dianteira. A picape fabricada na Argentina estará disponivel na rede de concessionárias no fim de abril em seis versões de acabamento, duas opções de motores a diesel, tração 4×4, transmissões automática ou manual e preços sugeridos entre R$ 230.190,00 e R$ 314.590,00.
A mais cara delas é também o que a Nissan julga ser a maior novidade da linha e tem a missão de atrair para picape imagem mais jovial, aventureira, recurso de marketing comum ao segmento. Batizada de Pro-4x, incorpora, além da nova dianteira, penduricalhos estilíticos, acabamento interno diferenciado, bloqueio de diferencial traseiro, câmeras 360º e maiores angulos de ataque e saída para facilitar o trânsito no off road.
Merecem destaque ainda na nova linha os faróis e lanternas traseiras em LED e a caçamba 50 mm mais alta nas laterais do que a da antiga Frontier, podendo agora acomodar 1.054 litros e carregar 1.043 kg de carga. Por dentro, painel de instrumentos em tela TFT configurável e multimídia de 8 polegadas. E um conforto mais comum a carros de passeio: teto solar.
A depender da versão e pacote, a Frontier dispõe ainda de alerta de colisão frontal, sistemas de frenagem de emergência e manutenção em faixa de rolagem com correção, alerta de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e comutação automática dos faróis, dentre outros recursos de auxílio à condução.
Os motores são de 190 cavalos ou 163 cavalos que, para atender os atuais níveis de emissão, utilizam Sistema Redutor Catalítico (SCR), que necessita de Arla 32.
A nova linha é mais uma tentativa da Nissan de colocar a Frontier entre as picapes mais vendidas do Brasil, maior mercado da região. Desde o lançamento de sua primeira geração em 1998, ainda importada, o comercial leve nunca chegou a incomodar os líderes do segmento. Nem mesmo depois de 2002, quando se tornou o primeiro veículo da marca a ser produzido no País.
VERSÕES E PREÇOS
Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4×4 MT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4×4 MT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590
A nova linha é mais uma tentativa da Nissan de colocar a Frontier entre as picapes mais vendidas do mercado brasileiro, o maior da região e cujo segmento tem crescido acima da média de outros nos últimos dois anos, tanto que terá novos competidores em breve. Desde o lançamento de sua primeira geração aqui, em 1998, ainda importada, o comercial leve nunca chegou a incomodar os líderes do segmento. Nem mesmo depois de 2002, quando se tornou o primeiro veículo da marca produzido no País.
Os revendores brasileiros da Nissan, com certeza, torcem para que o novo desenho e as tecnologias possam mudar essa história e as vendas do modelo. No ano passado, foram negociadas somente 11,8 mil unidades da Frontier, o que garantiu a 7ª posição no ranking de picapes — ainda assim, melhor do que a 8ª colocação dos três anos anteriores.
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A desvantagem para as concorrentes mais diretas é marcante: a líder Toyota Hilux vendeu 45,9 mil unidades, 21% do total do segmento, seguida pela Chevrolet S10, com 35 mil licenciamentos (15,9%). Até a Ranger, mesmo com a crise de imagem gerada pelo encerramento da produção brasileira da Ford e também argentina, vendeu quase o dobro do que a Frontier: 20,5 mil unidades e participação de 9,3%.
Responsável por 18% das vendas da marca em 2021, cabe à Frontier papel decisivo para que a Nissan saia do modesto patamar de 3% a 4% de participação que estabeleceu até hoje no Brasil e galgue posição melhor do que 9ª colocação no ranking das marcas. A picape foi o segundo veículo Nissan mais vendido no ano passado, atrás somente do SUV compacto Kicks, fabricado em Resende, RJ, e que acumulou 36,5 mil emplacamentos.
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