Lançamentos

Nissan começa a vender Nova Frontier até o fim do mês

Picape argentina custa a partir de R$ 230 mil a R$ 315 mil

A Nissan lançou nesta terça-feira, 5, a linha Frontier 2023, renovada sobretudo no desenho da dianteira. A picape fabricada na Argentina estará disponivel na rede de concessionárias no fim de abril em seis versões de acabamento, duas opções de motores a diesel, tração 4×4, transmissões automática ou manual e preços sugeridos entre R$ 230.190,00 e R$ 314.590,00.

A mais cara delas é também o que a Nissan julga ser a maior novidade da linha e tem a missão de atrair para picape imagem mais jovial, aventureira, recurso de marketing comum ao segmento. Batizada de Pro-4x, incorpora, além da nova dianteira, penduricalhos estilíticos, acabamento interno diferenciado, bloqueio de diferencial traseiro, câmeras 360º e maiores angulos de ataque e saída para facilitar o trânsito no off road.

Merecem destaque ainda na nova linha os faróis e lanternas traseiras em LED e a caçamba 50 mm mais alta nas laterais do que a da antiga Frontier, podendo agora acomodar 1.054 litros e  carregar 1.043 kg de carga. Por dentro,  painel de instrumentos em tela TFT  configurável e multimídia de 8 polegadas. E um conforto mais comum a carros de passeio: teto solar.

A  depender da versão e pacote, a Frontier dispõe ainda de alerta de colisão frontal, sistemas de frenagem de emergência e manutenção em faixa de rolagem com correção, alerta de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro e comutação automática dos faróis,  dentre outros recursos de auxílio à condução.

Os motores são de 190 cavalos ou 163 cavalos que, para atender os atuais níveis de emissão, utilizam Sistema Redutor Catalítico (SCR), que necessita de Arla 32.

A nova linha é mais uma tentativa da Nissan de colocar a Frontier entre as picapes mais vendidas do Brasil, maior mercado da região. Desde o lançamento de sua primeira geração em 1998, ainda importada,  o comercial leve nunca chegou a incomodar os líderes do segmento. Nem mesmo depois de 2002, quando se tornou o primeiro veículo da marca a ser produzido no País.

VERSÕES E PREÇOS

Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Frontier SE 4×4 MT – R$ 258.990
Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Frontier XE 4×4 MT – R$ 278.990
Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590

A nova linha é mais uma tentativa da Nissan de colocar a Frontier entre as picapes mais vendidas do mercado brasileiro, o maior da região e cujo segmento tem crescido acima da média de outros  nos últimos dois anos, tanto que terá novos competidores em breve. Desde o lançamento de sua primeira geração aqui, em 1998, ainda importada, o comercial leve nunca chegou a incomodar os líderes do segmento. Nem mesmo depois de 2002, quando se tornou o primeiro veículo da marca produzido no País.

Os revendores brasileiros da Nissan, com certeza, torcem para que o novo desenho e as tecnologias possam mudar essa história e as vendas do modelo. No ano passado, foram negociadas somente 11,8 mil unidades da Frontier, o que garantiu a 7ª posição no ranking de picapes — ainda assim, melhor do que a 8ª colocação dos três anos anteriores.

LEIA MAIS

→ Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi investirá € 23 bilhões em elétricos

A desvantagem para as concorrentes mais diretas é marcante: a líder Toyota Hilux vendeu 45,9 mil unidades, 21% do total do segmento, seguida pela Chevrolet S10, com 35 mil licenciamentos (15,9%). Até a Ranger, mesmo com a crise de imagem gerada pelo encerramento da produção brasileira da Ford e também argentina, vendeu quase o dobro do que a Frontier: 20,5 mil unidades e participação de 9,3%.

Responsável por 18% das vendas da marca em 2021, cabe à Frontier  papel decisivo para que a Nissan saia do modesto patamar de 3% a 4% de participação que estabeleceu até hoje no Brasil e galgue posição melhor do que 9ª colocação no ranking das marcas. A picape foi o segundo veículo Nissan mais vendido no ano passado, atrás somente do SUV compacto Kicks, fabricado em Resende, RJ, e que acumulou 36,5 mil emplacamentos.

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás