Indústria

Montadoras aceleram estudos sobre infraestrutura de recarga para elétricos

Vendas de eletrificados mais que dobrou em 2022, mas ainda são só 2,6% do mercado

As vendas de veículos eletrificados somaram 9,9 mil licenciamentos no primeiro trimestre, mais que o dobro do registrado em igual período do ano passado. A grande maioria, cerca de 8,6 mil, é de modelos híbridos —  que necessitam de carregamento ou geram sua própria energia. Os automóveis movidos exclusivamente a eletricidade responderam pelas outras 1,3 mil unidades.

Apesar da grande evolução, a participação dessas tecnologias é ainda restrita, estão presentes em apenas 2,6% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos de janeiro a março. Mesmo assim, as montadoras já anteveem a necessidade de preparar terreno para um contínuo crescimento dos veículos que dependerão de estações de carregamento no futuro.

Estudo do BCG, Boston Consulting Group. indica que híbridos plug-in e elétricos puros poderão representar, em um cenário mais favorável, até 8% dos emplacamentos anuais em 2035 no Brasil. Para que o mercado chegue nessa configuração, porém, a consultoria calcula que a infraestrutura de recarga precisará crescer em ritmo até mais acelerado e bem antes.

Afinal, sem a garantia de abastecimento em todo o território nacional, ficará bem mais difícil convencer o consumidor a abandonar os motores exclusivamente a combustão e, ao mesmo tempo, pagar mais por um automóvel que depende de eletricidade.

As montadoras entenderam o recado e resolveram arregaçar as mangas para tentar assegurar uma rede de pelo menos 154 mil pontos de recarga necessários para, segundo o BCG, dar conta de um frota circulante próxima de 3,2 milhões de elétricos que estarão nas ruas brasileiras até meados da próxima década.

Nesta sexta-feira, 8, Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, revelou que representantes das fabricantes de veículos constituíram  grupo de trabalho com foco na infaestrutura para a mobilidade elétrica.  A ideia é definir, sobretudo, os mecanismos que contribuirão  para a aceitação dos veículos eletrificados e estruturação de uma rede de recarga condizente com o mercado a ser constituído.

LEIA MAIS

→ Mercado de automóveis e comerciais leves segue retraído

→ Produção de veículos em março é a mais baixa em 19 anos

O desafio é grande, de qualquer maneira. Segundo Moraes, em 2020, último dado consolidado, o Brasil contava com algo próximo de 1 mil estações de recarga, a quase totalidade fruto de investimentos privados, inclusive de motnadoras e importadores de veículos. No mesmo ano, a Europa dispunha de 225 mil, número que só cresceu desde então.

Dentre os principais objetivos do grupo, assim, estão a definição de rotas prioritárias para a instalação de estações de carregamento rápido em rodovias e a busca de empresas com as quais possam ser estabelecidas parcerias para oferta de mais pontos, como, por exemplo, postos de combustíveis, fornecedoras de energia e concessionárias de rodovias.

Em outra frente, que envolve negociações e muita argumentação técnica junto aos governos federal, estaduais e muncipais, a entidade quer identificar e apresentar oportunidades para estímulos ao uso de veículos elétricos. Moraes cita como exemplos redução de impostos e taxas ou valores reduzidos em pedágios.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Iveco e Gasmig juntas na promoção do uso do gás no transporte

Iveco e a Gasmig assinaram parceria, na sexta-feira, 28, com o propósito de aumentar e…

% dias atrás

CEO da VW, Alexander Seitz passa a presidir a Câmara Brasil-Alemanha

Executivo está à frente da operação da montadora na América do Sul há três anos

% dias atrás

Lexus aumenta oferta de híbridos plug-in com o NX 450h+

Modelo desembarca na rede da marca em versão única por R$ 457.990

% dias atrás

Nissan encerrará produção na Argentina

Montadora vai transferir a fabricação da picape Frontier para o México

% dias atrás

Hyundai premia 11 fornecedores das Américas Central e do Sul

Criado em 2013, o Partnership Day foi realizado em Piracicaba esta semana

% dias atrás

Cronos ganha nova frente para seguir na dianteira do segmento

Sedã tem a primeira grande atualização estética já com sete anos de mercado

% dias atrás