Após sete anos desde o seu lançamento, a Renault Oroch ganhou sua primeira grande renovação, na qual traz aprimoramentos visuais e técnicos que deixam a oferta mais versátil para um novo posicionamento de mercado.
A linha 2023, já disponível na rede, surge em três versões, a de entrada Pro, por R$ 105.800, a intermediária Intense, a partir de R$ 111.300, e a Outsider, a principal novidade do catálogo, por R$ 137.100.
Como já antecipado, o motor turbo, o mesmo presente nos SUVs Captur e Duster Iconic é o carro-chefe na atualização gama. O TCe 1.3 Flex, motor desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, gera 170 cv e 27,5 kgfm de torque e, na Oroch, está associado à caixa de transmissão CVT X-Tronic de oito velocidades.
Nas versões Pro e Intense, segue o motor 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, mas agora com câmbio manual de seis velocidade em vez de cinco marchas como anteriormente. De acordo com a marca, a alteração permitiu encurtar a primeira e alongar a sexta, favorecendo arrancadas mais ágeis no trânsito e regime de rotação mais baixo nas estradas.
“É oferta para atender todo o tipo de consumidor, desde o profissional como já é habitual, aos que procuram aliar trabalho e lazer com a família”, resume Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
A picape ganhou retoques sutis, com grade e para-choque redesenhados, ângulo de entrada ampliado para 27,6° e adesivos que destacam o nome do modelo. Já o interior foi completamente renovado, especialmente no painel com objetivo de proporcionar aparência e acabamento mais refinado. Nas versões Intense e Outsider, se destaca a central multimídia em tela flutuante de 8 polegadas com espelhamento de smartphones sem fio.
Desde a versão de entrada, a Oroch traz um pacote generoso de recursos, casos dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema anticapotamento, assistente de partida em rampa e start-stop. Protetor de caçamba também está presente em toda a linha.
Com oferta de agora, a Renault espera estar pronta para encaminhar nova estratégia de mercado de picape. Segundo o vice-presidente comercial, o alvo se encontra nas gamas mais alta da Strada e nas de entrada da Toro. Pelas contas do executivo, as vendas de picape em geral respondem por 18% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
“Ao tirar as picapes médias e mesmo as pequenas de cabine simples, temos um mercado de 70 mil unidades. Nossa briga está do topo de linha da Strada à faixa de faixa de entrada da Toro”, admite Hohmman.
Com a dificuldade de componentes na produção, o vice-presidente comercial prefere não estimar o volume de vendas, “queria era ter unidades mais para entregar”, lamenta. Adianta, no entanto, que as 290 concessionárias do País já têm o produto disponível. “Ao menos 1 mil unidades seguiram para a rede”, conta.
Se assim foi, o volume representa o desempenho mensal que a picape obteve no ano passado, período no qual a Oroch dobrou as vendas em relação a 2020.
Com o lançamento da Oroch 2023, a Renault encerra o ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado há dois anos. Nesse tempo, de acordo com Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, a marca renovou 80% do portfólio, o que inclui variantes elétricas, com novidades nas linhas Kwid, Duster, Captur, Master e, agora, a Oroch.
Gondo lembrou que os próximos passos, já aprovados, será a localização no fábrica do Paraná (PR) da plataforma CFM-B no País, um novo SUV e um novo motor turbo 1.0. O investimento ainda se mantém guardado, mas são decisões significativas para a marca. “A última vez que tivemos a introdução de uma nova plataforma foi em 2007.”
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Foto: Renault/Divulgação
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