Mercado

Financiamento de veículos segue retraído

Maior número de dias úteis até contribuiu com desempenho positivo mensal, mas as vendas encerram o fim do primeiro trimestre com recuo de 9%

As vendas financiadas de veículos novos e usados no mês passado somaram 468 mil unidades, de acordo com o levantamento mensal da B3. O volume representou crescimento de 14,9% sobre fevereiro, quando computou 497 mil negócios, mas queda de 5,5% em relação a março do ano passado, período no qual registrou 495 mil financiamentos.

Segundo avalia o relatório da B3, a alta mensal apresentada pode ser atribuída aos três dias úteis a mais em março em relação fevereiro e não propriamente aumento na procura.

Com o resultado do mês passado, as vendas a prazo encerraram o primeiro trimestre com um declínio de 9,2%. De janeiro a março, o consumidor financiou 1,27 milhão de veículos novos e usados ante 1,42 milhão de unidades apuradas no mesmo período do ano passado.

“Em março vimos a continuidade do cenário que já se apresenta há algum tempo, com o recuo nos financiamentos”, resume Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3. “Quando comparamos aos meses diretamente anteriores, o comportamento do mercado se mantém, de certa forma, estável, sem que percebamos uma melhora da demanda por parte do consumidor.”

Enquanto as vendas a crédito recuam nos segmentos de veículos leves e pesados, os financiamentos de motocicleta se destacam com trajetória ascendente. Em março, foram 103 mil motos negociadas, 42,4% maior em relação a fevereiro, com 72 mil unidades, 25,3% superior ao anotado no mesmo mês de 2021, quando registrou 82 mil vendas.

No segmento de leves, 341 mil unidades foram negociadas março, alta de 8,9% sobre fevereiro, mas queda de 11,1% na comparação com o volume de um ano atrás, de 384 mil unidades.

Nos pesados, os financiamentos do mês passado cresceram 11% sobre fevereiro, para 23 mil unidades e recuou 17,3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 28 mil negócios.

LEIA MAIS

→Financiamentos de automóveis novos recuaram 19,4% em fevereiro

→Mercado de automóveis e comerciais leves segue retraído


Foto: Pixabay/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás