Mercado

Roubo de carga no País registra o primeiro aumento desde 2017

Pesquisa da NTC & Logística estima que no ano passado o prejuízo foi superior a R$ 1,2 bilhão

No ano passado, ocorreram 14,4 mil roubos de carga nas estradas do País, um aumento de 1,7% sobre os registros do ano anterior, de 14,1 mil ocorrências. Os dados são de pesquisa anual encabeçada pela Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística). Embora ainda em números elevados, o levantamento não registrava aumento nos casos desde 2017.

Roberto Mira, vice-presidente de segurança da associação, atribui o crescimento no número em virtude da retomada da economia com o arrefecimento da pandemia.

“A volta das atividades inevitavelmente aumentaria o fluxo de mercadorias nas rodovias e, por consequência, dos roubos e dos furtos de carga. Sobretudo com a inflação elevada, por causa de fatores internos e externos, certos produtos ficaram muito valiosos e atrativos para os grupos organizados”, conta Mira.

O levantamento aponta alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas como as cargas mais visadas pelos bandidos.

Por região, o Sudeste registrou 82% das ocorrências, seguido pelo Sul (6,82%), Nordeste (5,44%), Centro-Oeste (3,66%) e Norte (1,42%). De acordo com estimativa da associação, se somados os valores perdidos em carga roubada, a conta do prejuízo chega em torno de R$ 1,27 bilhão.

Para Francisco Pelúcio, presidente da associação, o roubo de carga onera demasiadamente os custos das transportadoras, afinal, “ainda há milhares de ocorrências acontecendo. Por isso, trabalhamos em conjunto com as autoridades de segurança pública e o governo federal para diminuir ano a ano esses números”.

A associação reforça que a resposta ao problema está no fortalecimento da ação dos órgãos de segurança pública e do relacionamento deles com as empresas do setor e de suas entidades representativas.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás