Versão desenvolvida sobre o P280 tem configurações 6x4 ou 8x4 e opção com motor a gás
A Scania é mais uma das montadoras do País a ter no portfólio caminhão autônomo para as operações de colheita de cana-de-açúcar. A novidade é uma das atrações disponíveis da marca para test-drive na Agrishow 2022, de portões abertos até 29 de abril em Ribeirão Preto (SP).
A exemplo das soluções semelhantes surgidas anteriormente pelas mãos da Mercedes-Benz e Volvo, o modelo da Scania também traz tecnologia de georreferenciamento para deslocamento preciso entre as linhas da lavoura. Na prática, o caminhão acompanha o ritmo da colhedeira para o transbordo da cana.
Dotado de automação nível 2, o veículo se movimenta sem intervenção do motorista somente durante a colheita sob comando de coordenadas programadas. Sem a influência dos sinais de satélites, é o condutor responsável pelas acelerações, frenagens e manobras, bem como também pode assumir o controle a qualquer momento, caso necessário.
O Scania escolheu a cabine P com motor de 280 cv para desenvolver a novidade. O modelo é oferecido em configurações 6×4 ou 8×4 e, na opção com três eixos, a oferta de motor movido a GNV ou biometano. O peso bruto total chega 50 toneladas e tem capacidade máxima de tração de 150 toneladas.
Sob o comando dos sinais de satélites, o caminhão ganha mais precisão nos deslocamentos entre as linhas da lavoura. Com menos risco de desvio de rota e dotado com os chamados pneus de alta flutuação, a operação evita esmagamento de brotos remanescentes, o que garante mais produtividade para a safra posterior, além de prometer mais economia de combustível.
“Quando comparamos nosso autônomo aos tratores, constatamos que o consumo de combustível se mostrou menor, propiciando a máxima produtividade agrícola, mais facilidade nas manobras, boa estabilidade em terrenos em declive e excelente vedação da poeira na cabine”, garante Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.
Após a Agrishow, o caminhão segue para sua primeira demonstração na Cocal, empresa do setor sucroalcooleiro, até o fim de 2022.
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Foto: Scania/Divulgação
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