Além das duas parcerias já firmadas no Brasil, a JLR encaminha acerto no Reino Unido com a aceleradora Plug & Play Tech Center, cuja rede de startups conta com mais de 30 mil empresas.
François Dossa participa em São Paulo do lançamento de projeto mundial de inovação da empresa
AJaguar Land Rover escolheu o Brasil para o lançamento do projeto global de inovação da empresa – o Open Innovation Hub -, que visa encaminhar parcerias com startups e outras companhias para fortalecer suas operações mundialmente e, em especial, nas regiões onde mantém produção local.
Realizado nesta quarta-feira, 27, no Cubo, na capital paulista, o evento teve a participação de François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover no Reino Unido, que anunciou parcerias locais com o Cubo Itaú e a Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, além de admitir a possibilidade de a empresa vir a produzir veículos elétricos no Brasil, em sua fábrica de Itatiaia, RJ.
Inicialmente o executivo falou dos planos da empresa de ter portfólio totalmente elétrico no futuro e do fato de o Brasil não estar no mesmo ritmo de outros países do mundo quando se trata dessa questão. Posteriormente, ao ser questionado sobre a possibilidade de a fábrica de Itatiaia produzir veículos elétricos, foi enfático ao dizer que a resposta é sim.
“A Jaguar Land Rover é uma empresa pequena, com produção apenas no Reino Unido, Brasil, Índia e Iugoslávia. Acreditamos muito no potencial dos mercados indiano e brasileiro e avaliamos ser importante avançar na localização onde temos fábricas. A ideia é localizar e fazer carros elétricos nesses países”.
Dossa destacou o excelente nível da fábrica de Itatiaia: “Podemos fazer muito mais lá e faremos. A economia brasileira vai crescer uma hora e quem não estiver produzindo aqui não vai ter muito o que fazer”, comentou o executivo, destacando que uma das metas é encontrar tecnologias no País que possam ser desenvolvidas no exterior.
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Presidente da Nissan brasileira na década passada, Dossa viveu mais de 20 anos aqui no Brasil e foi um dos defensores do lançamento local do projeto global de inovação da marca. Ele destacou que o País é muito criativo, razão de abrigar muitas startups. “Só que as startups brasileiras não se abrem para o mundo. Queremos contribuir para reverter essa situação”.
Durante o evento desta terça-feira, a empresa apresentou sua visão de Luxo Moderno, falando não só da eletrificação dos produtos mas também da necessária evolução dos seus serviços. Com relação às futuras parcerias com startups, Dossa explicou que a ideia é conversar com as que forem selecionadas para definir formas conjuntas de trabalho. “Pode ser um acordo comercial ou um investimento.”
Além das duas parcerias já firmadas no Brasil, a JLR encaminha acerto no Reino Unido com a aceleradora Plug & Play Tech Center, cuja rede de startups conta com mais de 30 mil empresas.
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