Mercado

Mercado de comerciais encerra trimestre 18% menor na Europa

Desempenho de março acumula o nono mês consecutivo de queda

As vendas de veículos comerciais no bloco de países da União Europeia terminaram o primeiro trimestre do ano em baixa de 18,1%. No período o transportador absorveu pouco mais de 411 mil unidades ante 501,8 mil anotadas um ano antes.

Somente no mês passado, a queda no mercado chegou perto de 25% com 153,5 mil veículos entregues. Em março do ano passado, as vendas somaram 204,4 mil unidades. Segundo a Acea, associação das fabricantes no continente, em relatório apresentado na quarta-feira, 27, as vendas no segmento acumulam retração por nove meses seguidos.

Responsável por 80% das vendas totais os veículos de trabalho, os comerciais leves até 3,5 toneladas registraram declínio nas entregas nos três primeiros meses de 21,3% com 329,6 mil unidades contra 418,8 mil apuradas um ano atrás.

Apenas em março, a baixa se mostrou ainda mais acentuada, de 28,7% com as entregas de 122,8 mil furgões e vans contra 172,1 mil no mesmo mês do ano passado.

No mercado de caminhões, as vendas no primeiro semestre acumularam 74,9 mil unidades, volume 2% inferior ao anotado um ano antes de 76,4 mil. O desempenho isolado de março chegou a 28,3 mil unidades, 6,6% menor em relação aos 30,3 mil caminhões entregues no mesmo mês de 2021.

O segmento de ônibus, diferentemente do restante do mercado de veículos comerciais, apresentou um comportamento animador. O desempenho do primeiro trimestre apontou estabilidade ao registrar ligeira queda de 0,2% com 6,5 mil unidades entregues. Já em março, as vendas cresceram 21,6%, para 2,4 mil modelos. De acordo com a Acea, resultado das compras de vários países da EU que anotaram até três dígitos de crescimento.

LEIA MAIS

→Mercado de veículos comerciais na Europa segue em declínio


Foto: Acea/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Usiquímica compra operação de lubrificantes da YPF no Brasil

Tradicional marca argentina seguirá no mercado interno com produção local

% dias atrás

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás