Empresa

Mercedes-Benz Axor 3131 autônomo entra no radar do setor sucroalcooleiro

Estimativa da empresa é de entregar 350 unidades este ano e somar 580 desde o início das vendas, há três anos

A demanda das usinas de cana-de-açúcar pelo Mercedes-Benz Axor 3131 com sistema de direção autônoma se mostra em franca expansão. Desde que a montadora e a parceira Grunner, a empresa responsável pela incorporação da tecnologia automatizada no veículo, começaram a oferecer o caminhão ao mercado em 2019, as vendas aumentaram exponencialmente.

De acordo com os números da fabricante, no primeiro 17 unidades foram enviadas para Grunner. No seguinte, outras 36. No ano passado, a empresa de tecnologia preparou 237 unidades e, apenas no primeiro trimestre deste ano, a encomenda chegou a 139 caminhões. O volume, portanto, soma 429 unidades, das quais 377 em operação.

“Juntamente com a Grunner, projetamos a venda de um total de 350 unidades em 2022, chegando assim a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil, o que significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

O caminhão autônomo abre concorrência com o trator, até então a opção de veículo mais adequada para acompanhar ritmo da colhedeira de cana. Dados comparativos da Grunner apontam que o Axor 3131 com a sua tecnologia promove reduções de 40% no consumo de combustível e de lubrificantes e 30% menos custos de reparo e manutenção.

“O Axor 3131 também opera a uma velocidade de deslocamento 50% maior, o que permite maior velocidade média de operação. Além disso, o caminhão proporciona mais agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível”, resume Denis Arroyo, CEO da Grunner.

O Axor 3131 com direção autônoma é oferecido em versões 8×4 e 6×4 e, portanto, com ampla faixa de capacidade de carga, chegando até ao peso líquido de 20 toneladas de carga.

O modelo, a exemplo de outras exposições do setor de transporte e agrícola, é mais uma vez destaque da Mercedes-Benz na Agrishow, até 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). No evento, aliás, foi onde surgiu a parceria entre Mercedes-Benz e a Grunner, há cinco anos, quando iniciaram conversas.

LEIA MAIS

→Exportações de caminhões da Mercedes-Benz crescem 77%

→Ouro Verde aluga caminhões semiautônomos para a Raízen

→Mercedes-Benz do Brasil lança os caminhões autônomos


Foto: Mercedess-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás