Empresa

Mercedes-Benz Axor 3131 autônomo entra no radar do setor sucroalcooleiro

Estimativa da empresa é de entregar 350 unidades este ano e somar 580 desde o início das vendas, há três anos

A demanda das usinas de cana-de-açúcar pelo Mercedes-Benz Axor 3131 com sistema de direção autônoma se mostra em franca expansão. Desde que a montadora e a parceira Grunner, a empresa responsável pela incorporação da tecnologia automatizada no veículo, começaram a oferecer o caminhão ao mercado em 2019, as vendas aumentaram exponencialmente.

De acordo com os números da fabricante, no primeiro 17 unidades foram enviadas para Grunner. No seguinte, outras 36. No ano passado, a empresa de tecnologia preparou 237 unidades e, apenas no primeiro trimestre deste ano, a encomenda chegou a 139 caminhões. O volume, portanto, soma 429 unidades, das quais 377 em operação.

“Juntamente com a Grunner, projetamos a venda de um total de 350 unidades em 2022, chegando assim a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil, o que significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz.

O caminhão autônomo abre concorrência com o trator, até então a opção de veículo mais adequada para acompanhar ritmo da colhedeira de cana. Dados comparativos da Grunner apontam que o Axor 3131 com a sua tecnologia promove reduções de 40% no consumo de combustível e de lubrificantes e 30% menos custos de reparo e manutenção.

“O Axor 3131 também opera a uma velocidade de deslocamento 50% maior, o que permite maior velocidade média de operação. Além disso, o caminhão proporciona mais agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível”, resume Denis Arroyo, CEO da Grunner.

O Axor 3131 com direção autônoma é oferecido em versões 8×4 e 6×4 e, portanto, com ampla faixa de capacidade de carga, chegando até ao peso líquido de 20 toneladas de carga.

O modelo, a exemplo de outras exposições do setor de transporte e agrícola, é mais uma vez destaque da Mercedes-Benz na Agrishow, até 29 de abril em Ribeirão Preto (SP). No evento, aliás, foi onde surgiu a parceria entre Mercedes-Benz e a Grunner, há cinco anos, quando iniciaram conversas.

LEIA MAIS

→Exportações de caminhões da Mercedes-Benz crescem 77%

→Ouro Verde aluga caminhões semiautônomos para a Raízen

→Mercedes-Benz do Brasil lança os caminhões autônomos


Foto: Mercedess-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Com novo T-Cross, VW retoma exportações para a África

Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…

% dias atrás

Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País

Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…

% dias atrás