Com pequeno crescimento de 1% no comparativo mensal, o mercado de veículos leves mostrou estabilidade nos últimos dois meses, mas seque negativo em relação a 2021. Com 136,9 mil emplacamentos em abril ante os 135,7 mil de março, o desempenho do setor em vendas foi negativo em 17% em relação ao quarto mês do ano passado.
Foram licenciadas 513,4 mil automóveis e comerciais leves no acumulado do primeiro quadrimestre do ano, o que representou recuo de 23% no comparativo com as 664,7 mil unidades do mesmo período do ano passado. O setor ainda enfrenta problemas com a falta de semicondutores, o que impede uma oferta maior de produtos, mas o mercado também começa a mostrar sinais de retração por causa de questões econômicas, com a alta dos juros.
A Fiat segue firme na liderança do mercado de veículos leves, cravando participação de 25,1% em abril, quando foram emplacadas 34,4 mil unidades da marca. Na sequência vêm General Motors – com 21,2 mil licenciamentos e fatia de 15,5% -, Toyota (1,3 mil e 11,9%), Jeep (10,8 mil unidades e 7,9%) e Volkswagen (9,7 mil e 7,1%). Completam o ranking das marcas mais vendidas a Renault, Honda, Nissan, Chery e Peugeot.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, as marcas mais procuradas no Brasil são Fiat, com 113,45 mil emplacamentos e participação de 22,1%, GM (71,4 mil e 13,9%) e Toyota (56,9 mil e 11,1%). Completam o ranking das cinco mais vendidas a Hyundai (54,46 mil e 11,1%) e Volkswagen (48 mil e 9,3% de penetração).
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