Oprocesso de fusões e asquisições, tão corriqueiro na indústria automobilística mundial nas últimas três décadas, começa a ganhar corpo no ainda novato segmento de empresas de serviços de mobilidade. Nesta terça-feira, 3, um passo significativo nesse sentido foi dado pela Free2move, que anunciou a compra, por valor não revelado, da Share Now, joint venture de compartilhamento de veículos das alemãs Mercedes-Benz e BMW.
A Share Now tem apenas três anos e sua aquisição, ainda sujeita à avaliação das autoridades reguladoras, abrirá as portas para negócios da Free2move em 14 grandes cidades europeias, com a incorporação de 10 mil veículos para a frota de compartilhamento de carros existente da Free2move, hoje de apenas 2,5 mil na região, e 3,4 milhões de clientes aos atuais 2 milhões de usuários da Free2move.
“Esta aquisição também acelerará nosso crescimento lucrativo. Estamos agora um passo mais perto de alcançar nosso objetivo de expandir a presença mundial do Free2move para 15 milhões de usuários ativos até 2030”, afirma Brigitte Courtehoux, CEO da Free2move, empresa pertencente à Stellantis, criada ainda sob o comando da então PSA e com operações também nas Américas e outras regiões.
A Stellantis estima que, com maior economia de escala e sinergias, os serviços de mobilidade podem alcançar receita líquida de € 2,8 bilhões em 2030 e € 700 milhões já em 2025. Recentemente, a Free2move também comprou Opel Rent e já dispõe de 450 mil veículos para locação e ocmpartilhamente em todo o mundo.
Os ganhos para a Stellantis poderão ser verificado também em outras frentes. A empresa admitiu que, gradualmente, substituirá os veículos BMW e Mercedes-Benz da frota originária da Share Now por modelos de sua farta lista de 14 marcas, dentre elas Peugeot, Citroën, Fiat, Opel e Jeep. A ideia é ter toda a frota eletrificada na Europa até 2030 e nos Estados Unidos até cinco anos depois.
LEIA MAIS
→ Stellantis e Qualcomm fecham acordo em tecnologias de conectividade
A venda da subsidiária de Share Now, afirmaram em comunicado BMW e Mercedes-Benz, permite que se concentrem em duas áreas de negócio com elevado potencial de crescimento: multimobilidade digital, com a Free Now, e serviços digitais relacionados com o carregamento de veículos elétricos com a empresa Charge Now.
Foto: Divulgação