Marca respondeu por 9,4% das vendas de caminhões no primeiro quadrimestre
Se o mercado interno de automóveis e comerciais leves encolheu quase 23% no primeiro quadrimestre, o segmento de caminhões somou 36,1 mil veículos emplacados, número que representou avanço discretíssimo de 1,6% com relação a igual período do ano passado. Mas uma marca, porém, tem muito mais a comemorar: a Iveco.
A montadora negociou, segundo levantamento da Fenabrave, 3.415 caminhões de janeiro a abril, um salto próximo de 63% diante dos licenciamentos acumulados nos quatro primeiros meses de 2021. É disparado o maior índice de crescimento dentre as marcas de volume — e algumas, como Mercedes-Benz e Scania, têm fortes recuos, de dois dígitos.
O número representou para Iveco ainda a quarta colocação no ranking das marcas mais vendidas no Brasil e participação de 9,45%, desempenho histórico na trajetória de 25 anos da empresa aqui. Em 2021, as vendas da montadora acumularam 8,6 mil caminhões, equivalemnte a uma fatia de 6,8% do mercado brasileiro.
A curva ascendente da Iveco vem sendo traçada gradualmente há um bom tempo, na verdade. No ano passado, a empresa registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, novamente o maior índice de evolução dentre as principais marcas. Em 2020, quando o mercado, na média, encolheu 12% sobre 2019, a marca comemorou 30% de crescimento na mesma comparação.
“Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group”, afirma Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
O executivo se refere à ampliação da presença física da rede de revendedores e de assitência técnica, agora com alcance em todo o território nacional, conjuntamente com a consolidação, nos últimos anos, do portfólio de produtos, bem mais abrangente, com modelos desde leves até extrapesados e diversificadas aplicações.
E a Iveco promete mais. Ainda este ano deve ser apresentado caminhão rodoviário a biometano, um dos elementos do programa da empresa batizado de Brasil Natural Power que pretende atender “as principais missões de transporte de cargas realizadas no país”, e a rede de concessionárias alcançará o marco de 100 pontos.
LEIA MAIS
→ Iveco testa projeto piloto de renovação de frota
→ Emplacamentos de caminhões perdem fôlego em abril
Foto: Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…